Feira de Santana: no Dia do Museu, Parque do Saber discute novas demandas da museologia

Basílio Fernandez palestra no Parque do Saber Dival da Silva Pitombo durante 16ª Semana de Museus.

Basílio Fernandez palestra no Parque do Saber Dival da Silva Pitombo durante 16ª Semana de Museus.

Discutir uma aproximação dos museus com seus públicos tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões. Esta foi a proposta da 16ª Semana de Museus que está sendo realizada em 1.130 instituições de todo Brasil, até o dia 20 de maio de 2018. Em Feira de Santana, o Parque do Saber também participou da programação, promovendo palestra e mesa redonda sobre o assunto, na manhã da última sexta-feira (18/05/20118), dia internacional do museu.

O Parque do Saber Dival da Silva Pitombo se insere pela terceira vez na programação nacional do evento que é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). “A gente está falando de um tema especialmente que trata de tecnologia, novos públicos, inovação e ciência, que é a nossa missão maior. É um tema muito oportuno”, disse o diretor do Parque do Saber e chefe da divisão de Difusão Científica da Fundação Egberto Costa, autarquia que administra o equipamento, Basílio Fernandez.

Os museus entram na era digital

“Naturalmente os Museus estão se adaptando, porque se ele não se adaptar ao digital ele acaba sendo colocado de lado. E não é só uma questão de exposição, mas também administrativa, de gestão da informação. É uma demanda dos museus não só digitalizar seu acervo, mas, além disso, estabelecer sistemas de informação, de busca e gerenciamento, de forma que você consiga recuperar esse acervo a partir de sistemas eletrônicos”, disse o museólogo Rubens Ramos que participou da mesa redonda ao lado de Alex Coelho e o professor do curso de cinema da UFRB Adriano oliveira.

Estiveram presentes no evento o presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho e o Prefeito de Feira de Santana Colbert Martins.

Conhecemos coisas novas, diz aluna

A Semana Nacional de Museus no Parque do Saber também reuniu estudantes do município de Valença. “Foi muito interessante. Foi uma maneira de conhecer coisas que não conhecíamos e que nos despertou interesse. Temas diversos sobre coisas que a gente nunca tinha ouvido falar”, disse Luma Sabrina, estudante do 9º ano.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]