Eleições 2018: Ex-ministro Henrique Meirelles é o candidato dos mercados à presidência, diz Les Echos

Ex-ministro Henrique Meirelles é filiado ao MDB.

Ex-ministro Henrique Meirelles é filiado ao MDB.

A edição de segunda-feira (30/04/2018) do jornal econômico francês Les Echos relata que o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles quer disputar a presidência em outubro, faltando ainda ter seu nome ratificado pelo PMDB. O diário de linha liberal descreve Meirelles como o candidato dos mercados e aquele que tem alguns trunfos na manga para enfrentar a disputa, mais que o presidente Michel Temer, suspeito de corrupção.

Les Echos se refere a Meirelles como alguém que tem o “respeito dos círculos financeiros internacionais”, principalmente “depois de ter tirado o gigante latino-americano da pior recessão de sua história”. O ex-ministro e ex-presidente do Banco Central (BC) de fato estima “estar bem posicionado para defender as reformas ainda inacabadas e evitar a repetição de erros do passado, que poderiam mergulhar o país novamente em uma crise econômica”, destaca o jornal francês.

A menos de seis meses da eleição, o ponto fraco de Meirelles é ter apenas 1° das intenções de voto. Mas, segundo Les Echos, ele se baseia em pesquisas qualitativas que apontaram um grande potencial para sua candidatura. Em um discurso recente diante da Câmara Europeia de Comércio em São Paulo, Meirelles se apresentou como o salvador da pátria: “O Brasil tem problemas, chamem Meirelles”, ostentou o pré-candidato.

A confiança dos mercados é o maior atributo de sua candidatura. Um dirigente empresarial europeu não identificado na reportagem reconhece que o trabalho efetuado por Meirelles na Fazenda apenas começa a demonstrar seus frutos, embora ainda não seja palpável para os eleitores, o que virá com o tempo, garante o entrevistado.

Experiência compensa falta de carisma

Les Echos considera Meirelles como um candidato do círculo econômico com experiência comprovada. Com a inflação controlada – o nível mais baixo em 20 anos, indica o jornal –, ele tem boas chances de se apresentar e se eleger “com um programa de reformas que evitaria um passo atrás”. Quanto à falta de carisma do possível candidato, Meirelles contrapõe outros atributos: “competência, honestidade, serenidade e experiência”, tudo com o que sonham os brasileiros após quatro anos de crise e corrupção, acredita o jornal Les Echos.

O diário encerra seu texto apontando o principal objetivo do ex-ministro. “Aos 72 anos, Meirelles poderia se aposentar, mas ele encontrou outro desafio para se manter na ativa: vencer a presidência para realizar a reforma da Previdência, sem a qual o Brasil vai bater contra um muro”, conclui o texto.

*Com informações da RFI.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]