Vereador visa tornar Micareta patrimônio imaterial de Feira de Santana

João dos Santos (João Bililiu): vamos lutar para alavancar a Micareta de Feira.
João dos Santos (João Bililiu): vamos lutar para alavancar a Micareta de Feira.
João dos Santos (João Bililiu): vamos lutar para alavancar a Micareta de Feira.
João dos Santos (João Bililiu): vamos lutar para alavancar a Micareta de Feira.

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (18/04/2018), na Casa Legislativa de Feira de Santana o edil João dos Santos (João Bililiu, PPS) sugeriu que o colega José Menezes Santa Rosa (Zé Filé, PROS) se retrate em relação ao pronunciamento contra a Micareta e repercutiu o Projeto de Lei de sua autoria, que visa valorizar a festa momesca.

“Não acredito que Zé Filé seja contra a Micareta. Logo ele, que é oriundo do povão, como eu. 90% dos seus eleitores gostam e curtem a festa. Ainda há tempo de Vossa Excelência se desculpar de seus eleitores sobre o que falou da Micareta. Sem o povo não somos nada”, disse Bililiu para Zé Filé.

Ainda no uso da tribuna, Bililiu tratou sobre o Projeto de Lei nº 55/2018, de sua autoria, que reconhece a Micareta de Feira como patrimônio imaterial de Feira de Santana. “Esta iniciativa viabilizará mais recursos, tanto da iniciativa privada como dos poderes públicos. É o primeiro passo para que possamos buscar esse reconhecimento a nível estadual através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), pois sabemos que há dificuldades em realizar uma festa desse porte”, pontuou.

O edil pediu o apoio dos colegas na aprovação da matéria. “A partir desta iniciativa convocarmos os artistas feirenses, historiadores, imprensa e órgãos públicos para que entreguemos ao IPAC um material consistente, que possibilite esse reconhecimento, pois é um órgão que cuida bem da cultura do nosso Estado. Vamos lutar para alavancar a Micareta de Feira, queremos que ela se torne mais sofisticada e mais estruturada”, argumentou.

Em aparte, o líder do Governo na Casa, vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha, DEM) parabenizou o colega pelo discurso que classificou como pertinente. “Tem meu apoio para a aprovação desta matéria. A Micareta não pode acabar, e precisa voltar a ser o que era antigamente. Ontem, estive em reunião representando o presidente desta Casa e está tudo organizado, pronto para receber muitas pessoas”, findou.

João dos Santos deseja aos foliões uma Micareta de paz

Em pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (18), na Casa Legislativa, o vereador João dos Santos (João Bililiu, PPS), parabenizou o prefeito Colbert Martins Filho pela realização de mais uma Micareta na cidade de Feira de Santana. O edil desejou aos profissionais da imprensa uma ótima cobertura do evento e pediu que os foliões venham para o circuito com amor no coração.

“Não só de trabalho vive o homem, é correto se divertir um pouco. Nossa Micareta é conhecida nacional e internacionalmente. A festa está aberta para pessoas de todos os lugares, Feira de Santana é uma cidade muito hospitaleira”, concluiu.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141296 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.