Feira de Santana: Hospital Clériston Andrade realiza ação para alertar sobre a importância do silêncio

Hospital Clériston Andrade realiza campanha 'Silêncio faz bem à saúde'.
Hospital Clériston Andrade realiza campanha 'Silêncio faz bem à saúde'.
Hospital Clériston Andrade realiza campanha 'Silêncio faz bem à saúde'.
Hospital Clériston Andrade realiza campanha ‘Silêncio faz bem à saúde’.

Para muitos, o silêncio é sinônimo de tranquilidade, concentração e até descanso. Mas, em um ambiente hospitalar, ele é muito mais do que isso: o silêncio pode significar a cura, já que auxilia diretamente na recuperação dos pacientes.

Por isso, nesta terça-feira (10/04/2018), o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e do Núcleo de Gestão do Trabalhador em Saúde (Nugets), iniciou uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância do silêncio para o tratamento dos pacientes. Utilizando da dramaturgia ligada ao tema (Charlie Chaplin), o GTH circulou os setores e corredores do hospital chamando à atenção de todos.

A direção do hospital apoiou ação. “Shhhhh, vamos reproduzir este som sempre que nos deparamos com situação de barulho. Vamos todos mudar nossos hábitos, pois o silêncio faz bem à saúde sim”, disse Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA.

Durante toda a manhã foram distribuídos folders e afixados cartazes acrílicos educativos em lugares estratégicos com maior circulação e nos murais. Além da realização de palestras para os servidores com as psicólogas Priscila Monteiro  e Luana Batista, sobre os cuidados com o uso inadequado do celular no ambiente hospitalar, e dicas importantes sobre limpeza e higienização do celular feitas por Integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Esta atividade foi realizada no auditório da unidade e contou com o apoio do Coordenação do Centro de Educação Permanente (CEPER).

Sobre a Campanha do Silêncio

Estudos demonstram que o excesso de aumenta a sensibilidade dos pacientes à dor e acelera os batimentos cardíacos. Os ruídos fazem mal ao doente causando desconforto e irritabilidade quando tudo que ele precisa é um ambiente silencioso para despertar harmonia e relaxamento. O objetivo da campanha é sensibilizar e orientar a todos que estiverem no ambiente hospitalar, sobre a mudança de alguns comportamentos que contribuem com a redução dos ruídos.

Com o tema ‘Silêncio faz bem à saúde’, a campanha é voltada aos funcionários, servidores e colaboradores da unidade bem como visitantes e acompanhantes que circulam no hospital. Medidas simples como falar em voz baixa, evitar o uso do celular utilizando-o no modo silencioso ou vibratório, utilizar o fone de ouvido quando for necessário assistir a vídeos ou ouvir áudios, evitar conversar nos corredores dentre outras atividades serão estimuladas para que aos poucos sejam incorporados na rotina hospitalar.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.