Universo dos vaqueiros ganha exposição no Museu Regional de Arte da UEFS

Cartaz da exposição ‘Gênese Sertaneja: a Interconexão Cultural do Museu Regional de Arte e Museu Casa do Sertão’.

Cartaz da exposição ‘Gênese Sertaneja: a Interconexão Cultural do Museu Regional de Arte e Museu Casa do Sertão’.

‘Gênese Sertaneja: a Interconexão Cultural do Museu Regional de Arte e Museu Casa do Sertão’ é o tema da mostra que reúne num só espaço, sensibilidade e subjetividade artística com a realidade sociocultural sertaneja, em especial aspectos do cotidiano e elementos do ofício do vaqueiro. A abertura está programada para esta sexta-feira (23/03/2018) no Museu Regional de Arte (MRA), localizado no prédio do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a partir das 15 horas.

A mostra remonta as origens institucionais do Museu Regional de Arte, fundado há 51 anos como o primeiro museu do interior do estado, apresenta parte do acervo do Museu Casa do Sertão (MCS), que em 2018 completa 40 anos de existência. Segundo a organização, o evento simboliza o início de uma nova etapa para atuação em conjunto dos Museus Universitários, ao antecipar o papel pedagógico e colaborativo da Rede de Museus Uefs, seguindo uma tendência referendada no campo museal pelo Conselho internacional de Museus (ICOM) e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) de fomento, articulação e visibilidade a acervos públicos.

Destacam-se na exposição o painel ‘Vaquejada’ de Juraci Dórea, a Xilogravura ‘Pilão de Milho’ do poeta e cordelista Franklin Maxado, ex-diretor do MRA e do MCS; Audiovisuais; e pinturas como ‘O Cangaceiro’ de Aldemir Martins e ‘Pastoral’ de Floriano Teixeira, datadas da década de 1960. Paralelo à mostra, é possível interagir com uma intervenção do artista Luiz Natividade denominada NATI-XILO. Nela a atenção do visitante é arrebatada pela instalação de mais de 100 xilogravuras, dispostas subversivamente nas paredes do museu, reacendendo discussões sobre binômios como arte-artesanato, cultura popular e erudita, através da Xilogravura e do Cordel.

A mostra fica em cartaz até 10 de junho, com visitação de segunda a sexta das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O MRA fica localizado na rua Conselheiro Franco 66. Contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]