Unidade política e liderança popular marcam evento do governador Rui Costa em Santo Estêvão

Governador Rui Costa é beijado na face pelo vice-governador João Leão (PP). Aliança entre PT e PP, na Bahia, está reafirmada.

Governador Rui Costa é beijado na face pelo vice-governador João Leão (PP). Aliança entre PT e PP, na Bahia, está reafirmada.

92 prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, o vice-governador João Leão (PP), o senador Otto Alencar (PSD); Ângelo Coronel (PSD), presidente do Poder Legislativo Estadual e Jaques Wagner (PT), ex-governador e pré-candidato ao Senado, ao lado de centenas de membros da comunidade participaram na manhã desta segunda-feira (19/03/2018) do evento que marcou, em Santo Estêvão, a quadringentésima viagem do governador Rui Costa ao interior do estado, com a finalidade de entregar obras e equipamentos, e autorizar serviços.

Além do denso número de políticos mandatários, o que pode ser observado foi a constatação da liderança política do governador. Em conversas reservadas, ou em discursos acalorados, praticamente, todos destacavam a capacidade de gestão de Rui Costa e o fato de manter coeso o grupo político.

Posicionamentos

O beijo do vice-governador João Leão na face de Rui Costa e a declaração de que deseja ser pré-candidato à reeleição enterrou as pretensões da oposição em cooptar aliados do governador e semear a divisão política do grupo liderado pelo petista.

Durante entrevista coletiva, ao comentar a declaração de João Leão, Rui Costa afirmou que “é uma parceria que tem dado certo e que se é o desejo dele em manter a parceria, sendo candidato à reeleição, ele aceitava”.

Coube ao senador Otto Alencar apontar os rumos da eleição estadual de 2018, citando que o grupo político, liderado por Rui Costa, “conta com apoio de 350, dos 417 prefeitos da Bahia”. Na sequência, avaliou que em 2018 deve se repetir o resultado das eleições de 2010 e 2014, oportunidade em que o Magalhismo foi derrotado com cerca de 1,5 milhão de votos a mais.

Disputa de 2018

A chapa majoritária liderada por Rui Costa está quase montada, com Rui Costa (PT) e João Leão (PP) concorrendo à reeleição e Jaques Wagner (PT), ao senado. A disputa interna, no grupo, é pela segunda vaga ao senado.

Senadora pelo PSB, Lídice da Mata objetiva a reeleição, mas, Angelo Coronel, representando o grupo de Otto Alencar, pleiteia a vaga.

Com o recente ingresso do deputado estadual e ex-presidente da ALBA Marcelo Nilo no PSB, a pretensão de Lídice da Mata foi favorecida. Conta, a favor dela, também, o fato de ser a única mulher a disputar um cargo majoritário no grupo político liderado por Rui Costa. Além destes elementos, o congresso nacional realizado em 2018 pelo PSB reafirmou a ideologia de esquerda como o campo de debate do partido, o que aproxima a legenda do Bloco de Poder que pode ser formado a partir da união de outros partidos de esquerda, a exemplo do Partido dos Trabalhadores (PT), PCdoB, PDT e PSOL.

Aliança reafirmada

Independente da escolha para o nome ao senado, o discurso de Otto Alencar reafirma a parceria estabelecida entre o PSD e o PT da Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).