+ Manchetes >

UEFS participa do Fórum Social Mundial

Evandro do Nascimento Silva, reitor da UEFS, palestra durante Fórum Social Mundial.

Evandro do Nascimento Silva, reitor da UEFS, palestra durante Fórum Social Mundial.

Temas como transformação social e a desconstrução do saber jurídico dominante conduziram os debates da atividade promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), durante o Fórum Social Mundial (FSM). A programação, que ocorreu na tarde de quarta-feira (14/03/2018) no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), reuniu estudantes e professores de cursos de Direito, além de representantes de diferentes movimentos sociais.

Inserida no eixo temático “Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos”, a Roda de Conversa “Universidade e Sociedade: um debate sobre Educação Jurídica a partir da experiência da Turma de Direito Elizabeth Teixeira”, trouxe relatos e discussões sobre esta experiência do curso de Direito da Uefs para Assentados da Reforma Agrária.

O reitor da Universidade, professor Evandro do Nascimento, participou da atividade e destacou a importância desta iniciativa. “Momentos como este fortalecem o processo de construção de uma universidade mais inclusiva e mais plural. É uma imensa satisfação participar desta roda de conversa que evidencia a necessidade de sempre lutarmos, persistirmos e resistirmos. O corpo docente e os alunos da turma de Direito Elizabeth Teixeira estão de parabéns”, declarou.

A primeira turma especial de Direito da Uefs está concluindo agora a graduação. Sobre esta experiência, a formanda Cristina Matielo afirmou que “ser o contraponto não é fácil. A trajetória para nós, estudantes e militantes, não foi fácil até aqui. O tempo inteiro nós tivemos compromisso com a nossa formação e também com a nossa luta. Nós precisamos persistir, sem medo de encarar os desafios”, ressaltou.

Também participaram como debatedores, o advogado Maurício Correia da Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais (AATR), o professor Paulo Torres e as professoras Márcia Misi e Ludmila Holanda, que acompanharam o processo de implantação da turma Elizabeth Teixeira.

Atividades na Uefs

Durante esta semana, o campus da Uefs também estar sediando algumas atividades que integram a proposta do FSM. Na segunda-feira (12) ocorreu a oficina “Advocacia Popular e a democratização do acesso à terra”, mediada pelo advogado Juvelino Strozake, doutor em Direito pela PUC/SP; e a conferência “Sociologia Viva: pesquisa de campo em conflitos na teoria crítica”, mediada pela professora doutora pelo CPDA/UFRJ, Ana Maria Motta.

Já nesta sexta-feira (16), no auditório 5 do módulo 7, das 8h30 às 12h, ocorrerá a oficina “Criminalização, movimentos sociais e direitos humanos”. A atividade terá como facilitador Jairo Rocha Ximenes, mestre em Direito pela UFPE e professor da Unieversidade Federal Rural do Semiárido.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]