UEFS apresenta experiência de turma especial de Direito no Fórum Social Mundial 2018

A Roda de Conversa ‘Universidade e Sociedade: um debate sobre Educação Jurídica a partir da experiência da Turma de Direito Elizabeth Teixeira’ é a atividade que será promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), durante o Fórum Social Mundial (FSM) que ocorre no campus de Ondina (Salvador) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no período de 13 a 17 de março de 2018. A atividade está programada para o dia 14 (quarta-feira) de março, a partir das 14:30 horas.

A proposta se insere no eixo temático ‘Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos’ e pretende promover o debate mais amplo sobre a relação da Universidade com a transformação social e, em particular, suscitar uma discussão sobre os caminhos possíveis para desconstrução do saber jurídico dominante e positivista, particularmente, a partir dos cursos de graduação em Direito para Assentados da Reforma Agrária, no caso específico, a experiência da Turma de Direito Elizabeth Teixeira da Uefs.

Com o lema ‘Resistir é criar, resistir é transformar’, o FSM reunirá pessoas e experiências de diversos lugares e países, como um espaço privilegiado para as perspectivas que resistem à desumanização capitalista, ao tempo que formulam e tentam construir um outro mundo possível

Paralelamente, no período de 12 a 16 de março, será desenvolvido no campus da Uefs o seminário ‘Movimentos Sociais e a Produção dos Direitos Humanos: internacionalizando lutas e resistência’, com atividades sediadas no auditório 5, localizado no módulo 7.

Programação

12 de março

Oficina: ‘Advocacia Popular e democratização do acesso à terra’

Mediador: Juvelino Jose Strozake (Advogado e Doutor em Direito pela PUC/SP)

Auditório 5 – Módulo 7

Horário: das 8:30 às 12 horas

Conferência: ‘Sociologia Viva: pesquisa de campo em conflitos na teoria crítica’

Mediador: Ana Maria Motta Ribeiro (Doutora em Sociologia pelo CPDA/UFRRJ. Professora do PPGSD. Coordenadora do Observatório Fundiário Fluminense)

Horário: das 14:30 às 18 horas

14 de março

Atividade ‘Roda de conversa Universidade e Sociedade: um debate sobre Educação Jurídica a partir da experiência da Turma de Direito Elizabeth Teixeira/UEFS’

Mediação e debate: Turma de Direito Elizabeth Teixeira, professores e convidados

UFBA – Campus Ondina, Salvador

Horário: das 14:30 às 18 horas

15 de março

Atividades diversas do Fórum Social Mundial

UFBA – Campus Ondina, Salvador

Horário: das 8 às 18 horas

16 de março

Oficina: ‘Criminalização, movimentos sociais e direitos humanos’

Facilitador: Jairo Rocha Ximenes Ponte (mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

Auditório 5 – Módulo 7

Horário: das 8:30 às 12 horas

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]