Imagem de Marielle Franco estampa capa do jornal Washington Post como ‘símbolo global da opressão racial’

Reprodução do jornal estadunidense The Washington Post, edição de 20 de março de 2018 traz na capa a vereadora Marielle Franco e os protestos cobrando elucidação do assassinato.

Reprodução do jornal estadunidense The Washington Post, edição de 20 de março de 2018 traz na capa a vereadora Marielle Franco e os protestos cobrando elucidação do assassinato.

A vereadora assassinada Marielle Francisco da Silva (Marielle Franco, PSOL/RJ) ganhou destaque na capa do jornal norte-americano Washington Post nesta terça-feira (20/03/2018). De acordo com a publicação, uma figura que era pouco conhecida fora do Rio foi “transformada em símbolo global da opressão racial”.

O jornal deu ampla repercussão aos protestos de denúncia contra o crime que tirou a vida da vereadora, destacando a luta de Marielle pelos direitos humanos, pelas minorias sociais e contra a opressão racial nas favelas.

A reportagem, assinada por Anthony Faiola e Marina Lopes, fez um levantamento sobre a taxa de homícidios contra a população negra e pobre no Brasil, destacando que Marielle era “uma raridade na política brasileiras: uma mulher negra poderosa”.

“Uma política negra foi morta a tiros no Rio. Agora é um símbolo global”, diz a manchete da reportagem.

Ainda de acordo com o jornal, “nos últimos dias, a maior nação da América Latina observa uma figura que era pouco conhecida fora do Rio ser transformada em símbolo global da opressão racial”.

​A 5ª vereadora mais votada do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), foi assassinada a tiros na noite de quarta-feira (14), no Centro da cidade, após participar de um evento chamado “Jovens Negras Movendo as Estruturas”. A principal linha de acusação da polícia é execução. Marielle era uma das relatoras de uma comissão criada em fevereiro para monitorar a operação das Forças Armadas na segurança pública do Rio de Janeiro. A denúncia da violência policial nas favelas e a defesa dos direitos humanos eram alguns dos temas de maior atuação de vereadora.

*Com informações da Sputnik Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]