Governador Rui Costa inaugura 1ª etapa do sistema de esgotamento sanitário de Santo Estevão

Governador Rui Costa regressa à Santo Estevão para inaugurar a 1ª etapa do sistema de esgotamento sanitário.

Governador Rui Costa regressa à Santo Estevão para inaugurar a 1ª etapa do sistema de esgotamento sanitário.

O governador Rui Costa estará em Santo Estevão na próxima segunda-feira (19/03/2018), a partir das 9 horas, cumprindo uma extensa agenda de compromissos na cidade, entre eles a entrega a primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município, operado pela Embasa. O governador também assina ordem de serviço para a segunda etapa da obra, ambas orçadas em R$ 1,49 milhão.

Quase 1.600 imóveis já estão interligados ao sistema de esgotamento sanitário do município, que possui 37 km de redes coletoras e interceptores, cinco estações elevatórias e uma Estação de Tratamento que processa um volume de 40 litros de esgoto por segundo.

Durante o evento, o governador Rui Costa também vai autorizar extensão de rede para abastecer alguns povoados do município, levando água de qualidade aos moradores da zona rural de Santo Estevão.

Ações para Santo Estevão

1 – Inauguração da Praça da Ciência;

2 – Inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES);

3 – Reativação e informatização da sede da 6ª Retran (Detran);

4 – Entrega de 20 bolsões de Alevinos de Tambaqui e Tilápias beneficiando 20 associações e entrega 50 mil Alevinos de Tambaqui para povoamento na Barragem Pedra do Cavalo;

5 – Ordens de serviço para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário e para início das obras de extensão de rede de distribuição de Água nos povoados de Tapera, Mendes, Mamonas e Magalhães;

6 – Convênio do programa Bahia Produtiva, na categoria apicultura, com a associação de agricultores de Santo Estevão (20 famílias).

Obs.: Vale destacar que o resultado da licitação para as obras de recuperação e pavimentação da BA-120 (trecho entre Santo Estevão e Ipecaetá) saiu na última sexta, dia 16. As obras devem iniciar nos próximos dias.

Ações para a região

1 –  Entrega de 17 ambulâncias para: Guajeru, Castro Alves, Aramari, Santa Cruz Cabralia, Igaporã, Caetité, Andorinha, América Dourada, São José do Jacuípe, Conceição do Jacuípe, Bom Jesus da Lapa, Alcobaça, Novo Horizonte, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Ibotirama e Várzea da Roça;

2 – Entrega de 13 tratores agrícolas com implementos para agricultura familiar nas cidades de Canápolis, Umburanas, Aramari, Dias D ´Ávila, Santo Estevão, Adustina, Fátima, Sítio do Quinto, Andaraí, Jitaúna e Santa Bárbara;

3 – Anúncio da implantação de internet banda larga, por meio de satélite, com velocidade de 14 mega, para 300 unidades escolares;

4 – Assinatura de Ordem de Serviço para início das obras de pavimentação do acesso de Conceição do Jacuípe à BA-084;

5 – Assinatura da ordem de serviço para início das obras de pavimentação do acesso de Riachão do Jacuípe à BA-233;

6 – Assinatura de ordem de serviço para obras de extensão de rede elétrica para atender pontos de Iluminação Pública na Rodovia Riachão (Riachão do Jacuípe);

7 – Anúncio da implantação de mais 15 Escolas Culturais em unidades do Estado na região;

8 – Assinatura de Ordem de Serviço para início das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Belém de Cachoeira e implantação de rede de distribuição de água e a execução de ligações domiciliares para atender os povoados de Lagoa Encantada, Alecrim, Formiga, Saco, Tibiri, Tupim, Laranjeiras, Caraconha, Capiacanga e Boa Vista de Cachoeira (todas na cidade de Cachoeira);

9 – Assinatura de Ordem de Serviço para início das obras de extensão de rede de água para atender as comunidades Umbaubeira, Engenho da Lagoa, Tereza Ribeiro, Boca da Mata e Pumba II (Cruz das Almas);

10 – Assinatura de Ordem de Serviço para início das obras de extensão de rede de água para atendimento às localidades de Marimbondo, Alegre, Pau Ferro, Caatinga Seca, Palames e Tocos (cidade de Muritiba);

11 – Assinatura de ordem de serviço para implantação do Sistema de Abastecimento de Água para atender o povoado de Saco da Candeias, na cidade de Rio Real;

12 – Assinatura da ordem de serviço para obras de extensão de rede de Abastecimento de Água nas localidades de Lameiro, Piauí, Sobradinho, Baraúnas, Borracha e Tigre, na cidade de São José do Jacuípe;

13 – Assinaturas de Ordem de Serviço para início da construção de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água com dessalinizador na localidade de Lagoa Queimada, em Baixa Grande;

14 – Assinatura de ordem de serviço para construção de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água nas localidades de Baixa das Flores, Lameiro – Bonita – Alagoas, Poço do Capim – Bom Viver, na cidade de Pintadas;

15 – Entrega 61 Títulos de Terra para agricultores familiares dos municípios de Anguera (01), Feira de Santana (06), Irará (23), Santa Bárbara (21) e Tanquinho (10);

16 – Autorização para celebração de convênio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do Programa de Mecanização Rural (Promer), com as prefeituras de Água Fria, Anguera, Conceição da Feira, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Tanquinho e Terra Nova para realização de atividades de preparo do solo, beneficiando 2.400 agricultores familiares;

17 – Autorização para a SDR celebrar convênio, no âmbito do Programa de Mecanização Rural

(Promer), com o Consórcio Portal do Sertão, para realização de atividades de limpeza de aguadas, beneficiando 500 agricultores familiares;

18 – Autorização para a SDR celebrar convênio, no âmbito do programa MAIS ATER, para aquisição

de veículo e equipamentos para suporte as atividades de Assistência Técnica e Extensão rural na Agricultura Familiar, com as prefeituras de Acajutiba, Capim Grosso, Esplanada, Muritiba, Santo Amaro, Santo Estevão, Sátiro Dias e Teodoro Sampaio;

19 – Entrega de 8.726 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR), beneficiando os municípios de Baixa Grande (606), Catu (360), Iaçu (1.024), Ouriçangas (295), Pé de Serra (1.477), Pintadas (1.291), Riachão do Jacuípe (888), Santa Terezinha (1.153), Santo Estêvão (338) e Sapeaçu (1.294).  Com essa entrega, o Governo alcançará  a marca de 300 mil certificados desse tipo;

20 – Entrega de 12 exemplares do Plano Municipal de Saneamento Básico para municípios do Território Portal do Sertão: Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão e Teodoro Sampaio.

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