Construção de UBS em Itapuã, autorizada pelo governador Rui Costa, vai reforçar Atenção Básica à Saúde em Salvador

Ilustração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Itapuã, em Salvador

Ilustração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Itapuã, em Salvador

Governador Rui Costa assina ordem de serviço para construção da UBS de Itapuã.

Governador Rui Costa assina ordem de serviço para construção da UBS de Itapuã.

Na manhã deste domingo (25/03/2018), o governador Rui Costa autorizou o início imediato das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro de Itapuã, em Salvador, a primeira das seis que serão construídas pelo Governo do Estado na capital.  A assinatura da ordem de serviço ocorreu na área em que o equipamento será instalado, e a previsão é que a obra dure cerca de oito meses.

A UBS de Itapuã irá reforçar o atendimento básico de saúde de Salvador e custará R$ 2,3 milhões, com os recursos sendo utilizados na obra, equipamentos e mobiliário. Após a conclusão de todos os serviços, a unidade será entregue ao município, que ficará responsável pela sua gestão.

“O objetivo aqui é reforçar a Atenção Básica, cuidar da saúde preventiva. Eu digo sempre que a melhor política pública de saúde não é deixar o povo doente para depois atender na Emergência do hospital. É fazer a prevenção.  É poder cuidar, preventivamente, da saúde da mulher, do homem e das crianças”, afirmou Rui.

O governador enfatizou ainda que, “quando a gente vai frequentemente no médico e cuida da nossa saúde, muito provavelmente não vai precisar pisar nenhum dia no hospital. É isso o que eu quero, elevar a Atenção Básica de Salvador, que só tem 32%. E nós vamos construir mais seis unidades”.

Na unidade serão oferecidos serviços como consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, além de encaminhamento para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas, que acompanhou o governador no ato de assinatura, a UBS é do tipo quatro e vai atender “toda região de Itapuã, prestando o principal serviço da saúde pública, que é a Atenção Básica à Saúde, com médicos, pediatras, odontologistas, enfim, tudo aquilo que é preciso para garantir o aumento da cobertura nessa área”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]