Vereadores apresentam solicitações na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana

João dos Santos (João Bililiu): sou cobrado por isso pelos moradores todos os dias e vou continuar cobrando até ser atendido.

João dos Santos (João Bililiu): sou cobrado por isso pelos moradores todos os dias e vou continuar cobrando até ser atendido.

João dos Santos pede conclusão da obra da Lagoa Grande e melhorias para o Caseb

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (06/02/2018), na Casa Legislativa de Feira de Santana, o vereador João dos Santos (João Bililiu, PPS) reivindicou o término das obras da Lagoa Grande e melhorias para a localidade, pois segundo ele está difícil residir no local com tanta carência.

“Pasmem que estamos convivendo com o lamaçal, que está provocando doenças aos moradores. Isso é inadmissível. Peço ao vereador Tourinho, membro da Comissão de Obra, Urbanismo e Meio Ambiente, que lute comigo em busca de melhorias para a região da Lagoa Grande. Hoje pela manhã dando uma volta no local, só vi lama. A obra daquela lagoa era para ter sido concluída em 18 meses, já se arrasta por cinco anos e ainda está na metade. Sou cobrado por isso pelos moradores todos os dias e vou continuar cobrando até ser atendido. Clamo aos pares que me ajude nesta causa, esta Casa merece respeito”, pontuou Bililiu.

Em aparte, o edil Roberto Tourinho (PV) garantiu ajudar Bililiu. “Aquela obra é importante para Feira de Santana, mas não prevê apenas o embelezamento, mas sim o saneamento. Em nome da Comissão de Obra, Urbanismo e Meio Ambiente, me coloco à disposição para marcamos um dia para irmos in loco avaliar a situação, marcamos uma audiência com a Conder para propor a breve conclusão da obra, bem como o saneamento básico em toda a região”, afirmou.

De volta com a palavra, Bililiu agradeceu a cordialidade e disponibilidade do colega Roberto Tourinho e tratou de melhorias que precisam ser executadas no Bairro Caseb, onde é residente. “Enquanto tiver vida vou morar no Caseb e com ou sem mandato, continuar fazendo o que gosto: ajudar os mais necessitados. Há tempos solicitei limpeza no bairro. A equipe começou a fazer, mas 24 horas depois desapareceu e não mais voltaram. Peço ao secretário Justiniano França que, se não quiser ajudar este amigo vereador, que cumpra com sua obrigação de realizar limpeza na cidade”, pediu.

Para finalizar, João Bililiu afirmou que sempre seguiu o prefeito José Ronaldo, porém jamais deixará de falar a verdade. “Vários bairros estão precisando de atenção do Poder Público Municipal, como também do Estadual pela falta de segurança. Para concluir, quero informar a todos que irei apoiar o filho de Otto Alencar para deputado federal”, findou.

Isaías dos Santos critica prefeito de São Gonçalo

Durante pronunciamento, na sessão ordinária desta terça-feira (06), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Isaías dos Santos (PSC) criticou o prefeito de São Gonçalo dos Campos, Carlos Germano, por agir com negligência para com os moradores do Parque Viver.

“Trago aqui uma notícia triste. Ontem faleceu eletrocutado o jovem Anderson Oliveira do Espírito Santo, quando realizava a troca de lâmpada de uma quadra de esporte no Parque Viver. Trocar lâmpadas é uma prática daqueles moradores. É lamentável ver o descaso do prefeito Germano e quero chamar sua atenção. Há muitos anos os moradores desta localidade sofrem com a negligência deste prefeito. A L Marquezzo enganou aquelas pessoas, pois ofereceu imóveis entre o Bairro Tomba e o Parque da Cidade, mas nunca falou que era em São Gonçalo”, pontuou Isaías.

Ainda no uso da tribuna, o edil questionou se o prefeito Germano está agindo como Faraó (que prendeu pessoas) ou como Moisés (que libertou pessoas). “Prefeito, seja como Moisés, não prenda as pessoas, liberte-as. Não aja com negligência porque as pessoas estão sofrendo”, pediu.

Em aparte, o vereador Marcos Lima (PRP) parabenizou o colega pelo discurso e lembrou que este assunto já foi bastante debatido tanto na Câmara quanto na Assembleia Legislativa da Bahia. “Conheço bem aquela região e acredito que o Germano e Ronaldo poderiam conversar sobre o assunto e chegarem a uma solução. Vejo que aqueles moradores sofrem há anos com isso, pois são os únicos prejudicados”, avaliou.

Edvaldo Lima anuncia que irá enviar vídeo desafiando a Rede Globo

No uso da tribuna da Casa Legislativa, nesta terça-feira (06), o vereador Edvaldo Lima (PP) criticou a Rede Globo de Televisão pelo conteúdo considerado desrespeitoso em sua programação e afirmou que irá produzir um vídeo para a campanha lançada pela emissora com o tema ‘Que Brasil você quer para o futuro?’. O edil afirmou que irá desafiar a rede de televisão a divulgar o seu vídeo.

“A Rede Globo está perguntando aos brasileiros ‘Que país você quer para o futuro?’, pedindo aos brasileiros que enviem vídeos falando sobre as suas perspectivas para o futuro de nossa nação. Vou desafiar a emissora enviando meu vídeo, afirmando que o que movimento o país é a educação e é o que nós queremos. A Globo fica ensinando em sua programação pedofilia. Nós queremos um país com saúde plena, com segurança pública e educação e não um país que ensine pedofilia a nossa população. Queremos respeito à família brasileira”, concluiu.

Luiz Ferreira cobra mais segurança para Bonfim de Feira

Em pronunciamento na tribuna da Casa Legislativa, na sessão ordinária desta segunda-feira (05), o vereador Luiz Ferreira Dias (Luiz da Feira, PPL) cobrou mais segurança e recuperação da estrada do Distrito de Bonfim de Feira. O edil deu as boas-vindas ao diácono João Carlos, que assumiu o comando da comunidade católica do distrito.

“O nosso distrito está sendo alvo de muita violência. No mês passado foram registrados três homicídios em Bonfim de Feira e o povo está muito assustado com essa situação. Peço as autoridades que olhem por essa comunidade e tomem as providências cabíveis para garantir a segurança dos moradores. Quero também reivindicar a recuperação da estrada que dá acesso ao distrito. O Governo do estado fez uma operação tapa buraco, mas a rodovia já não oferece mais condições para os carros trafegarem com segurança”, reivindicou.

Na oportunidade, o edil afirmou que realizou visitas a diversas comunidades do município de Feira de Santana durante o período de recesso parlamente para ouvir as reivindicações da população. Luiz da Feira parabenizou o Governo Municipal pela entrega da pavimentação asfáltica da Rua do México, no Bairro Tomba.

O vereador do PPL parabenizou a colega Aldney Bastos (Neinha, PTB) pelo discurso e reforçou a cobrança da construção de um novo hospital regional para atender a demanda de pacientes de Feira de Santana e municípios vizinhos.

Marcos Lima denuncia transtornos causados por salgadeira de couro no Campo do Gado

No uso da tribuna da Casa Legislativa, na sessão desta segunda-feira (05), o vereador Marcos Lima (PRP) denunciou que moradores do residencial Campo Belo, empreendimento do Minha Casa Minha Vida, localizado no Bairro Campo do Gado Novo, estão deixando os imóveis e consequência do mau cheiro provocado por uma salgadeira clandestina localizada nas imediações do condomínio residencial.

“Estive visitando o local, juntamente com o deputado estadual Carlos Geilson, e podemos comprovar o mau cheiro provocado por essa salgadeira e que tem causado sérios transtornos aos moradores do residencial Campo Belo. Muitos moradores estão deixando suas casas por não suportarem o mau cheiro exalado pela salgadeira de couro no Campo do Gado”, denunciou.

O edil do PRP afirmou que irá em busca das autoridades competentes. “Não podemos deixar que uma salgadeira clandestina, sem licença para operar na cidade, prejudique mais de 800 famílias, que estão sendo obrigadas a abandonarem suas residências por conta desse mau cheiro”, afirmou.

Em aparte, o vereador Alberto Nery (PT) sugeriu que o colega Marcos Lima busque apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para sanar o problema.

Ewerton Carneiro cobra realização de cirurgias ortopédicas pelo SUS

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta segunda-feira (05), na Casa Legislativa, o edil Ewerton Carneiro (Tom, PEN), tratou sobre a dificuldade que a população de Feira de Santana e região tem para realização de cirurgias ortopédicas pelo SUS. Ele quer saber para onde está sendo destinada a verba para realização deste procedimento.

“Trago aqui um assunto que é motivo de tristeza: cirurgia ortopédica. Esta semana me deparei com várias solicitações e apelos de pessoas que estão sofrendo em busca da realização de cirurgia de dedo, braço, perna e quando chegamos às clínicas e hospitais credenciados ao SUS recebemos a informação de que os procedimentos só podem ser realizados se forem particulares. Quero saber para onde está indo o dinheiro que deveria ser destinado a este setor”, pontuou Tom.

O edil relatou mais que foi ao Hospital Geral Clériston Andrade para pedir ajuda ao diretor, pois há pessoas com 20,30 dias esperando regulação. “De quem é de fato esta responsabilidade? Estamos em um país onde as investigações estão acontecendo e acredito que isto é caso para Ministério Público. Esta semana visitei pessoas que estão sofrendo por falta de regulação ou de locais que realizem as cirurgias pelo SUS. Quero dizer que o diretor do HGCA está ajudando muito, mas essa realidade precisa mudar”, avaliou.

Cadmiel Pereira afirma que realizou visitas e reuniões durante o recesso parlamentar

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta segunda-feira (05), na Casa Legislativa, o edil Cadmiel Pereira (PSC) relatou que durante o recesso parlamentar realizou visitas e reuniões com o objetivo de avaliar de perto das necessidades das comunidades. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar que vereador não tem competência para realizar obras, apenas solicita ao Executivo.

“No recesso parlamentar tive a oportunidade de fazer visitas, reuniões com categorias e me colocar à disposição para ser mediador entre elas e o Município. Durante as visitas tenho oportunidade de conhecer as necessidades e transformá-las em indicações. No dia da reabertura dos trabalhos, dia 1 deste mês, não foi possível fazer a leitura de todas as minhas indicações. Eu fiz, por exemplo, a indicação a abertura da Rua Pedro Suzart para melhor acessibilidade das pessoas. Algumas indicações já estão sendo atendidas pelo prefeito José Ronaldo”, pontuou.

E continuou o pronunciamento lembrando que a competência de realizar obras é apenas do Poder Executivo e que o vereador é o porta-voz da comunidade. “Vereador não calça rua, não constrói escolas e postos de saúde. Se algum disser que faz isso é demagogia. Somos porta-vozes do povo, levamos os pleitos ao prefeito, que avalia e executa. Porém, a comunidade também pode ir direto ao prefeito sem intermédio do edil ou eleger uma pessoa para intermediar. Isso é justo e transparente. O que pretendemos com nosso trabalho é melhorar a vida das pessoas”, disse.

Para Cadmiel, a principal característica de se conviver em sociedade é respeitar a liberdade da busca de cada categoria. “Não pode ser bom só pra mim, é preciso ser bom para todos. Isso é viver em sociedade respeitando uma democracia. O nosso prefeito já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e está no seu 4º mandato como prefeito e em nenhum momento houve ação contra ele sobre o desrespeito ao outro. Ele age com diplomacia e por conta disso foi citado pelo governador Rui com cordialidade”, afirmou.

Ainda no uso da tribuna, Cadmiel lembrou que o vice-prefeito Colbert Martins Filho solicitou do Governo Federal asfaltamento, esgotamento sanitário e melhorias no esporte. “Todos nós precisamos de voz com sanidade mental para que faça valer a pena a vontade do povo. Espero que em 2018 os vereadores continuem fazendo valer a voz da comunidade, pois quando isso não acontece é porque vive em sociedade perversa, com democracia tardia”, avaliou.

Para concluir, o edil tratou sobre a dificuldade de aposentadoria por conta da reforma trabalhista. “O país precisa de reforma política, administrativa e previdenciária. A responsabilidade está com os eleitores”, findou.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]