+ Manchetes >

Vereadores apresentam solicitações e propostas na Câmara Municipal de Feira de Santana

Aldney Bastos (Neinha): nosso povo está morrendo por falta de atendimento e procedimento médico adequado.

Aldney Bastos (Neinha): nosso povo está morrendo por falta de atendimento e procedimento médico adequado.

Aldney Bastos volta a cobrar do Estado mais investimentos na saúde de Feira

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (07), na Câmara Municipal de Feira de Santana, a edil Aldney Bastos (Neinha, PTB) voltou a criticar a saúde de Feira de Santana e cobra do Governo do Estado mais investimentos.

“O descaso do Governo do Estado em relação à saúde de Feira de Santana parece que está cada dia pior. Ontem presenciei o terror que vivem as policlínicas. Precisamos estar blindados por Deus para não dependermos desta Central de Regulação que não manda em nada. É preciso entender que paciente de AVC e trauma não é paciente de policlínica. Nosso povo está morrendo por falta de atendimento e procedimento médico adequado. Se vocês quiserem ter noção da gravidade do que estou falando basta visitarem as policlínicas”, desabafou Neinha.

E continuou. “Um paciente vítima de AVC precisa de atendimento imediato, inclusive com realização de tomografia e policlínica não faz tomografia, quem faz é Clériston Andrade. Policlínica não tem neurologista todos os dias para visitar pacientes vítimas de traumas, quem tem é o HGCA. Tem uma paciente com trombose na policlínica, o quadro está tão grave que a perna abriu. Ela precisa ser assistida no HGCA”, relatou a edil.

Para finalizar, Neinha criticou a promessa não cumprida do Governo do Estado, de construir em Feira um novo hospital geral. “Agora o Governo fecha a porta do HGCA para fazer uma reforma e depois dizer que está tudo ótimo. Feira de Santana se contenta com pouco. Onde está a imprensa? Precisam saber diferenciar e direcionar pacientes de urgência e emergência”, findou.

Em aparte, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) parabenizou a colega por não ficar calada diante do fato e lembrou que é de responsabilidade do Estado os casos de saúde de média e alta complexidade.

José Menezes tece críticas ao trânsito e limpeza de Feira de Santana

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (07/02/2018), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil José Menezes Santa Rosa (Zé Filé, PROS) teceu críticas ao trânsito e à limpeza de Feira de Santana.

“Na manhã de hoje vejo os colegas se preocupando com São Gonçalo como se Feira estivesse um ‘mar de rosas’. Ontem, às 17 horas fiquei aqui no centro da cidade observando o trânsito e percebi o engarrafamento que se forma na Avenida Senhor dos Passos e adjacências. E ainda temos que ouvir o superintendente de Trânsito dizer que o trânsito está melhor, que agora é trânsito livre. Está é piorando”, disse Zé Filé.

O edil aproveitou a oportunidade para discordar da colega Neinha Bastos (PTB) que afirmou que o povo de Feira se contenta com pouco. “O Governo do Estado muitas vezes deixa a desejar e não temos como negar, mas não é nosso povo que se contenta com pouco, são os governantes que oferecem pouco”, pontuou.

Em aparte, o presidente da Casa, vereador José Carneiro Rocha (PSDB) disse que pouco é uma coisa e quase nada é outra. “Quase nada é o que Rui Costa faz em Feira de Santana”, afirmou.

Limpeza

Ainda no uso da tribuna, o vereador Zé Filé criticou a limpeza da cidade e citou alguns bairros como exemplo. Segundo ele, está sendo bastante cobrado em relação ao assunto e por muitas vezes solicitou o serviço ao Município.

“Quero aqui chamar atenção do prefeito e do secretário Justiniano França para darem uma olhada no Parque Tamandarí, Vila Verde e Feira X. Os moradores destes bairros estão convivendo com o lixo e sujeitos a doenças. Todo mês faço indicação para a limpeza desses locais, não sou atendido, mas diariamente cobrado pelos residentes. Quero dizer a Júnior Boquinha que vereador não faz obra ou presta serviço, apenas o Executivo; vereador fiscaliza o Município e faz indicações. O córrego do Feira X está sujo provocando doenças. O povo necessita de limpeza nos bairros”, findou.

João dos Santos destaca importância de doação de leite materno

Em pronunciamento na tribuna da Casa Legislativa, na sessão desta quarta-feira (07), o vereador João dos Santos (João Bililiu, PPS) convocou às lactantes de Feira de Santana e região a fazerem doação de leite materno ao Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. De acordo com o edil, a unidade encontra-se com baixo estoque para atender a grande demanda de recém-nascidos que necessitam ser alimentados.

“Doar leite é salvar vidas, é um ato de solidariedade. A diretora do Hospital da Mulher, Gilbert Lucas, está fazendo um apelo para que as mães lactantes possam doar o leite materno. Peço que essas mães entrem em contato com a unidade e façam esse ato de solidariedade”, convocou.

O edil pediu, ainda, que os colegas vereadores apoiem a aprovação de projeto de lei de sua autoria que promove o incentivo a doação de leite materno no âmbito do município de Feira de Santana.

Ainda no uso da tribuna, Bililiu reivindicou da Prefeitura Municipal a disponibilização de três ônibus para o transporte de torcedores para prestigiar a partida do Fluminense de Feira contra o Jacobina, no Estádio Municipal José Rocha, no município de Jacobina.

Alberto Nery afirma ter sido chamado de mentiroso injustamente

No uso da tribuna da Casa Legislativa, na sessão ordinária desta quarta-feira (07), o vereador Alberto Nery (PT) lamentou a declaração da presidente da Associação dos Agentes de Endemias, Isabel Cristina Fernandes, ao Jornal Folha do Estado, afirmando que o edil mentiu ao dizer que houve reunião entre os vereadores para decidir sobre o adiamento da votação do Projeto de Lei 02/2018, que dispõe sobre a concessão de incentivo financeiro adicional aos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde de Feira de Santana.

“Afirmei ontem que a votação foi adiada após decisão dos vereadores em reunião interna. Lamentável a presidente do Sindicato da categoria afirmar que eu estava mentindo. Reitero a minha afirmação de que o grupo de vereadores apresentou as razões que justificavam o adiantamento da votação”, declarou.

O presidente do Legislativo feirense, José Carneiro Rocha (PSDB) ratificou a declaração do colega Nery. “É preciso entender que esta Casa tem autonomia e não precisa de autorização para pedir o adiamento de um projeto. Por razões cabíveis, decidimos em reunião adiar a votação”, concluiu.

Luiz Ferreira destaca reunião com comerciantes do Feiraguay

Durante pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão desta quarta-feira (07), o vereador Luiz Ferreira Dias (Luiz da Feira, PPL) informou que esteve reunido, na noite de terça-feira (06), com representantes da AVAMFS (Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana) e do Banco do Nordeste para discutir a reformulação do estatuto dos ambulantes e a concessão de crédito através do programa de microcrédito CrediAmigo. O encontro, de acordo com o edil, foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou, ainda, com a participação de comerciantes do Feiraguay.

“Estive presente nessa grande reunião para discutir uma série de assuntos de interesse dos vendedores ambulantes de nosso município. Tratamos da troca do telhado do Feiraguay, que tem agradado aos comerciantes que atuam no local, e vamos conversar com o secretário Antonio Carlos Borges Junior sobre o início da segunda etapa desta obra”, pontuou.

O edil afirmou que realizou visita à obra de construção do Shopping Popular e voltou a afirmar que irá discutir com o governo municipal sobre os valores que serão cobrados aos comerciantes para exploração do espaço e a necessidade de viabilização de carência para pagamento dos valores.

Edvaldo comemora implantação de base do SAMU na região Norte da cidade

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (07), na Casa Legislativa, o vereador Edvaldo Lima (PP) parabenizou a direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU pela implantação de uma base no lado Norte da cidade. Ele lembrou que este foi objeto de uma indicação de sua autoria.

“No dia 01/10/2013 fiz a indicação número 66, que solicita da direção do SAMU a instalação de uma base no lado Norte da cidade, mais especificamente no posto desativado da Polícia Federal. Estive em reunião com a diretora do órgão e mostrei a necessidade que aquela parte da cidade tem de ter uma base do SAMU. Argumentei que quando os moradores precisam do SAMU, ele leva até 15 minutos para chegar àquela região, se o trânsito estiver livre; se houver congestionamento, leva até 30 minutos”, relatou Edvaldo.

O edil continuou ressaltando que na mesma indicação fez a sugestão do local adequado para a implantação da base. “Para minha surpresa, agora em 2018 o SAMU está realizando a implantação da base e no lugar que eu sugerir. Parabenizo a diretora do órgão por entender que Feira de Santana precisa de uma base do SAMU na região Norte da cidade”, disse.

Aldney Bastos solicita sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Médico

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, na manhã desta quarta-feira (07), em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 21/2018, de autoria da vereadora Aldney Bastos Marques (Neinha, PTB), que solicita a convocação de sessão solene no dia 18 de outubro do ano corrente, às 19:30 horas, no plenário da Casa Legislativa, para homenagem comemorativa ao Dia Mundial do Médico.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]