TVE Bahia cobra equidade na transmissão do Carnaval de Salvador; gestão do prefeito ACM Neto é acusada de favorecer Rede Bahia

Rede Bahia é favorecida pela gestão do prefeito ACM Neto. Grupo de comunicação é presidido por ACM Junior, pai do prefeito. Imagem demonstra estruturas da Rede Bahia permitidas pela prefeitura.

Rede Bahia é favorecida pela gestão do prefeito ACM Neto. Grupo de comunicação é presidido por ACM Junior, pai do prefeito. Imagem demonstra estruturas da Rede Bahia permitidas pela prefeitura.

Em nota, emitida neste sábado (10/02/2018), a TVE Bahia criticou severamente a gestão do prefeito ACM Neto e cobrou tratamento equânime da Prefeitura de Salvador. A nota é decorrente de fiscalização da estrutura da TV pública, montada com a finalidade de transmitir o carnaval de Salvador. Após aval de técnicos da prefeitura, a administração municipal solicitou retirada de uma plataforma da TVE do circuito Barra Ondina. Ocorre que a Rede Bahia manteve estrutura idêntica.

A nota da TVE Bahia, responsável pela maior cobertura jornalística do carnaval, pode ser lida como grave denúncia contra a gestão do prefeito ACM Neto (DEM), em decorrência de possível favorecimento do Município de Salvador aos interesses pessoais do alcaide e da Rede Bahia, grupo de comunicação presidido por ACM Junior, pai do prefeito.

Observa-se que, neste contexto, a gestão do prefeito ACM Neto repete a apropriação do Estado para fins particulares, objetivando a ampliação capitalista familiar, comportamento patrimonialista compatível com a conduta de conservadores e reacionários no comando de cargos públicos do país, conforme descrito na obra ‘Raízes do Brasil’, de autoria de Sérgio Buarque de Holanda.

Infere-se, por fim, que a ação da prefeitura contraria o interesse público, observando que a TVE Bahia é administrada pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, vinculado à Secretaria da Educação da Bahia.

Confira nota ‘TVE exige as mesmas condições para realizar a transmissão do Carnaval de Salvador’

A TVE realiza a maior cobertura do Carnaval da Bahia com mais de 65 horas ao vivo, sendo a única emissora presente nos três principais circuitos de Salvador: Barra, Campo Grande e Pelourinho. Uma transmissão que garante aos baianos acompanharem a diversidade da festa.

Pela primeira vez no circuito Barra Ondina a emissora pública investiu para fazer a melhor cobertura: câmeras, gruas, drone e jornalistas como Rita Batista e Wanda Chase.

Câmeras estão sustentadas por plataformas elevatórias para mostrar todos os detalhes aos telespectadores.  Assim como fazem outras emissoras neste circuito, como a TV Bahia que utiliza plataformas semelhantes também instaladas na Avenida Oceânica e em ruas transversais.

Na quinta-feira (08/02/2018), a primeira noite do Carnaval, fiscais da Prefeitura de Salvador foram até a plataforma da TVE e questionaram a presença do equipamento alegando que o mesmo poderia prejudicar a circulação de pessoas no local. O equipamento foi desligado e uma visita técnica agendada para a manhã da sexta-feira. Durante a visita de técnicos da Saltur e Sedur, acompanhados pelo Corpo de Bombeiros, foi acordada e avalizada pela Prefeitura uma pequena alteração no local onde o equipamento estava inicialmente instalado. Com esse deslocamento a passagem do público estaria ainda mais facilitada e garantida a utilização da câmera pela TVE.

Surpreendentemente após o aval dos técnicos da prefeitura, a Sedur notificou a TVE para a retirada do equipamento utilizado pela emissora instalado na Rua Dom Marcos Teixeira mantendo os equipamentos da TV Bahia em suas posições.

A solicitação para a utilização dos espaços já havia sido protocolada pela TVE junto a Sedur após consulta técnica prévia.

A TVE entende que todas as emissoras de TV devem ter garantidas as mesmas condições para a transmissão do Carnaval de Salvador sem qualquer tipo de perseguição ou vantagem a uma ou outra emissora.

O Carnaval é uma festa do povo baiano. Todas as emissoras têm o direito às mesmas condições. A TVE trabalha para que a população possa continuar acompanhando todos os detalhes da festa pela emissora que realiza a maior e melhor cobertura, neste ano sendo retransmitida para 21 estados brasileiros e para o mundo pela Internet.

A TVE é sua. É da Bahia!

Www.ocanaldocarnaval.com.br

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]