TVE Bahia cobra equidade na transmissão do Carnaval de Salvador; gestão do prefeito ACM Neto é acusada de favorecer Rede Bahia

Rede Bahia é favorecida pela gestão do prefeito ACM Neto. Grupo de comunicação é presidido por ACM Junior, pai do prefeito. Imagem demonstra estruturas da Rede Bahia permitidas pela prefeitura.

Rede Bahia é favorecida pela gestão do prefeito ACM Neto. Grupo de comunicação é presidido por ACM Junior, pai do prefeito. Imagem demonstra estruturas da Rede Bahia permitidas pela prefeitura.

Em nota, emitida neste sábado (10/02/2018), a TVE Bahia criticou severamente a gestão do prefeito ACM Neto e cobrou tratamento equânime da Prefeitura de Salvador. A nota é decorrente de fiscalização da estrutura da TV pública, montada com a finalidade de transmitir o carnaval de Salvador. Após aval de técnicos da prefeitura, a administração municipal solicitou retirada de uma plataforma da TVE do circuito Barra Ondina. Ocorre que a Rede Bahia manteve estrutura idêntica.

A nota da TVE Bahia, responsável pela maior cobertura jornalística do carnaval, pode ser lida como grave denúncia contra a gestão do prefeito ACM Neto (DEM), em decorrência de possível favorecimento do Município de Salvador aos interesses pessoais do alcaide e da Rede Bahia, grupo de comunicação presidido por ACM Junior, pai do prefeito.

Observa-se que, neste contexto, a gestão do prefeito ACM Neto repete a apropriação do Estado para fins particulares, objetivando a ampliação capitalista familiar, comportamento patrimonialista compatível com a conduta de conservadores e reacionários no comando de cargos públicos do país, conforme descrito na obra ‘Raízes do Brasil’, de autoria de Sérgio Buarque de Holanda.

Infere-se, por fim, que a ação da prefeitura contraria o interesse público, observando que a TVE Bahia é administrada pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, vinculado à Secretaria da Educação da Bahia.

Confira nota ‘TVE exige as mesmas condições para realizar a transmissão do Carnaval de Salvador’

A TVE realiza a maior cobertura do Carnaval da Bahia com mais de 65 horas ao vivo, sendo a única emissora presente nos três principais circuitos de Salvador: Barra, Campo Grande e Pelourinho. Uma transmissão que garante aos baianos acompanharem a diversidade da festa.

Pela primeira vez no circuito Barra Ondina a emissora pública investiu para fazer a melhor cobertura: câmeras, gruas, drone e jornalistas como Rita Batista e Wanda Chase.

Câmeras estão sustentadas por plataformas elevatórias para mostrar todos os detalhes aos telespectadores.  Assim como fazem outras emissoras neste circuito, como a TV Bahia que utiliza plataformas semelhantes também instaladas na Avenida Oceânica e em ruas transversais.

Na quinta-feira (08/02/2018), a primeira noite do Carnaval, fiscais da Prefeitura de Salvador foram até a plataforma da TVE e questionaram a presença do equipamento alegando que o mesmo poderia prejudicar a circulação de pessoas no local. O equipamento foi desligado e uma visita técnica agendada para a manhã da sexta-feira. Durante a visita de técnicos da Saltur e Sedur, acompanhados pelo Corpo de Bombeiros, foi acordada e avalizada pela Prefeitura uma pequena alteração no local onde o equipamento estava inicialmente instalado. Com esse deslocamento a passagem do público estaria ainda mais facilitada e garantida a utilização da câmera pela TVE.

Surpreendentemente após o aval dos técnicos da prefeitura, a Sedur notificou a TVE para a retirada do equipamento utilizado pela emissora instalado na Rua Dom Marcos Teixeira mantendo os equipamentos da TV Bahia em suas posições.

A solicitação para a utilização dos espaços já havia sido protocolada pela TVE junto a Sedur após consulta técnica prévia.

A TVE entende que todas as emissoras de TV devem ter garantidas as mesmas condições para a transmissão do Carnaval de Salvador sem qualquer tipo de perseguição ou vantagem a uma ou outra emissora.

O Carnaval é uma festa do povo baiano. Todas as emissoras têm o direito às mesmas condições. A TVE trabalha para que a população possa continuar acompanhando todos os detalhes da festa pela emissora que realiza a maior e melhor cobertura, neste ano sendo retransmitida para 21 estados brasileiros e para o mundo pela Internet.

A TVE é sua. É da Bahia!

Www.ocanaldocarnaval.com.br

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).