Secretário estadual Fábio Vilas-Boas avalia avanços proporcionados pela Policlínica de Teixeira de Freitas

Secretário estadual Fábio Vilas-Boas debate atuação da Policlínica de Teixeira de Freitas.

Secretário estadual Fábio Vilas-Boas debate atuação da Policlínica de Teixeira de Freitas.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, visitou a Policlínica de Teixeira de Freitas nesta quarta-feira (07/02/2018), onde se reuniu com prefeitos e secretários municipais de saúde para avaliar os avanços proporcionados pela unidade, assim como as dificuldades enfrentadas nestes três meses de funcionamento.

Embora com uma avaliação positiva, considerando que a policlínica já ofertou mais de oito mil atendimentos, nesta reunião, o secretário constatou a necessidade de ampliar a rede de assistência, uma vez que o acesso da população a consultas com especialistas e exames de alta complexidade resultou em uma maior demanda por procedimentos cirúrgicos. “A reunião foi excepcional, mas temos que trabalhar na outra ponta para fortalecer o sistema hospitalar”, pontuou Vilas-Boas.

Ele ainda acrescentou que, para isso, já foi formada uma comissão com prefeitos e secretários de saúde para avaliar o hospital e ver a possibilidade de incluí-lo no consórcio, juntamente com a maternidade da região.

No relatório da policlínica, consta que as especialidades médicas que lideraram o número de consultas foram gastroenterologia, ortopedia, pneumologia e angiologia. A unidade permite que os pacientes passem por consultas com especialistas e realizem exames de alta complexidade, como ressonância e tomografia, sem saírem da sua região.

Aliado aos atendimentos, os pacientes ainda contam com sete micro-ônibus equipados com ar-condicionado para buscar os moradores dos municípios consorciados e levá-los até a Policlínica, que é totalmente equipada com aparelhos de ponta, além de uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos, motoristas, dentre outros, perfazendo um total de 60 pessoas que compõem o quadro de pessoal da Policlínica.

Funcionamento da Policlínica Regional

As policlínicas são resultados de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. Nelas não são atendidas urgências e emergências e nem qualquer tipo de demanda espontânea. O atendimento é feito por meio de um agendamento prévio, realizado pelas secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio que administra a unidade.

Além de Teixeira de Freitas, participam do consórcio os municípios de Itanhém, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Caravelas, Posto da Mata, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Alcobaça, Itamaraju e Jucuruçu. Sete micro-ônibus fazem a rota entre as prefeituras participantes, sendo os veículos equipados com ar-condicionado, televisão, poltronas reclináveis e acessibilidade para deficientes.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]