Salvador: Museu dos Ex-Votos é requalificado e visitantes terão acesso à Torre da Igreja do Bonfim

Fachada da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim (Igreja do Bonfim), em Salvador.

Fachada da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim (Igreja do Bonfim), em Salvador.

Turistas e fiéis que visitarem o Museu Rubens Freire de Carvalho de Tourinho, conhecido como Museu dos Ex-Votos, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador, vão ter acesso à uma visão de 360° do entorno, com o acesso orientado à Torre da igreja.

A nova estrutura do Museu será apresentada à imprensa nesta sexta-feira (16/02/2018), às 9:30 horas, no Espaço Vila Criativa (ao lado da Igreja). Haverá um bate-papo com a museóloga e professora da UFBA, Genivalda Cândido da Silva, responsável pela requalificação. Estarão presentes também o reitor da Basílica, Padre Edson Menezes Silva, e o Juiz da Devoção, Francisco Pitanga. Após a entrevista coletiva, será realizada uma visita às instalações do Museu e à Torre da Igreja.

O Museu, que funciona na Basílica há mais de duas décadas, passou por uma série de mudanças para valorização do seu acervo, visando dar maior visibilidade ao Santuário como principal polo do turismo religioso no estado da Bahia.

A Torre da Igreja será a primeira no Brasil a ser aberta à visitação e apresenta uma visão geral da Península de Itapagipe, Baía de Todos os Santos, Avenida Beira Mar e a região do Bairro de São Caetano.

O acervo possui telas da primeira Escola Baiana de Pintura (Séculos XVII e XIX), Sala de Alfaias, ex-votos, milagritos, esculturas, imagens sacras, entre outros. Os visitantes também terão acesso ao órgão de tubos francês (1856), visita ao altar-mor, coro-orquestra.

O Museu é mantido pela Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]