Salvador: Galeria Mansarda do Palacete das Artes recebe a exposição ‘Memórias do Ser’

Cartaz anuncia exposição 'Memorias do Ser'.

Cartaz anuncia exposição ‘Memorias do Ser’.

Nesta terça, (20/02/2018), às 19 horas, a Galeria Mansarda do Palacete das Artes recebe a exposição ‘Memórias do Ser’, do artista plástico Ricardo Jerônimo (ou apenas Jerônimo, como gosta de ser chamado). Natural de Feira de Santana e residente em Ibicoara, o artista possui mais de quarenta anos de carreira, marcados pela arte que traduz a figuração de nordestinos, trabalhadores do campo, caboclos e negros.

Na mostra, à disposição do público até 18 de março, estão 15 trabalhos, entre esculturas brutas, gravuras de figuras humanas e pinturas. No espaço, a madeira, o metal e materiais vegetais, privilegiam figuras ligadas à territorialidade. Enquanto as cores, sempre vibrantes, em palhetas coloridas, transmutam-se em referências que se perdem na biografia e na memória/imaginação do artista.

De acordo com o crítico Davi Lara, há uma forte presença da territorialidade na obra de Jerônimo, mas essa territorialidade não esgota seu trabalho, tão inquieto e multifacetado. Em algumas de suas esculturas, rostos se multiplicam, lado a lado, formando composições complexas de feições sobrepostas. Em outras, rostos humanos se misturam a pedaços de corpos e silhuetas de animais, como se formassem o rudimento de um totem indecifrável e profundamente pessoal. “Essas faces múltiplas, que também se veem em seus desenhos e gravuras, além de remeterem à fragmentação e complexidade da condição humana, me parecem um bom símbolo da versatilidade da arte de Jerônimo. Entrar em contato com sua obra pode servir com um convite para que nós assimilemos como a nossa busca pessoal, que tem tantas interfaces, pode dialogar com a força e a vitalidade que se expressa na sua arte”, complementa Davi.

O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Funciona de terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas.

Agenda

Abertura: 20 de fevereiro de 2018, às 19 horas

Visitação: até 18 de março de 2018

Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas/sábado, domingo e feriado, das 14 às 18 horas

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Assine o JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]