Reinício dos trabalhos na ALBA é marcado por debates

Debates marcam reinício dos trabalhos na ALBA

Debates marcam reinício dos trabalhos na ALBA

O reinício dos trabalhos legislativos ocorreu nesta segunda-feira (05/02/2018), sob a presidência do tucano Carlos Geilson, que abriu a primeira sessão ordinária de 2018 às 14h45 como determina o Regimento Interno. Não houve votação de matérias, pois é necessário que as lideranças partidárias negociem dentro da proporcionalidade a recomposição das comissões técnicas – anualmente extintas a cada final da sessão legislativa em 31 de dezembro.

Trata-se de um autêntico xadrez para preencher as nove comissões permanentes e seis comissões especiais (com subcomissões incluídas). São oito membros titulares e cinco suplentes em cada colegiado, sendo previsto regimentalmente que as lideranças façam as indicações num prazo de três sessões ordinárias, mas por praxe há uma dilatação desse período de tempo e nesse ano com os trabalhos interrompidos pelo carnaval isto é ainda mais provável.

Rapidez

Os líderes do governo e oposição, respectivamente, deputados Zé Neto (PT) e Leur Lomanto Jr. (MDB) acreditam que em 2018 o acordo indispensável à recomposição desses colegiados acontecerá com “brevidade”, havendo a possibilidade da maioria das indicações permanecer no mesmo universo do ano passado – com as alterações naturais determinadas pelo processo político.

A composição das comissões técnicas e a indicação (pelas bancadas e representações partidárias) dos líderes e vice-líderes são os passos fundamentais para que os projetos que estão na pauta comecem a tramitar lembra o presidente Angelo Coronel, que enfatiza a importância do Colégio de Líderes instituído no ano passado: “Essa inovação é imprescindível para a negociação das matérias que serão votadas, pois estabelece uma negociação de alto nível para matérias oriundas dos outros poderes, como também pelos projetos de iniciativa parlamentar.

Assim a primeira sessão do ano teve conteúdo essencialmente político, com integrantes dos dois grandes blocos – maioria e minoria – analisando a mensagem lida no dia primeiro pelo governador Rui Costa, bem como questões relacionadas às áreas de influência ou interesse dos oradores que se revezaram na tribuna durante o pequeno expediente

Discursaram nesse início do ano legislativo os deputados Targino Machado (PPS), Bobô (PC do B), Luiza Maia (PT), Fabio Souto (DEM), Zó (PC do B), Carlos Geilson, Carlos Ubaldino (PSC), Rosemberg Pinto (PT), Euclides Fernandes (PDT), Bira Corôa (PT), Adolfo Menezes (PSD) e Zé Neto (PT). As sessões ordinárias na Casa ocorrem de segunda a quinta. Essa semana, em função do período carnavalesco, os trabalhos devem ser suspensos na quinta-feira e retomados a partir do dia 19, segunda-feira.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]