Parlamento Europeu homenageia o ex-presidente português Mário Soares

O ex-presidente português Mário Soares.

O ex-presidente português Mário Soares.

O Parlamento Europeu prestou homenagem a Mário Soares, atribuindo o nome do ex-presidente de Portugal a uma das salas de reunião da instituição. Mário Soares, que morreu no dia 6 de janeiro de 2017, aos 92 anos, é considerado por muitos um dos grandes nomes da democracia no país.

Soares foi advogado, fundou o Partido Socialista, lutou contra a ditadura de Salazar, foi preso e exilou-se em Paris. De volta a Portugal, foi ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e presidente da República.

A cerimônia de homenagem, realizada nessa quarta-feira (31/01/2018) em Bruxelas, contou com a presença do primeiro-ministro português, António Costa, de deputados e parentes de Soares.

“Mário Soares foi um grande estadista do século 20, líder de um país moderno, de um Portugal democrático e um pai da Europa”, afirmou o vice-presidente do Parlamento Europeu, David-Maria Sassoli.

“Um grande defensor do ideal europeu e dos seus valores de paz, liberdade, justiça e progresso, Mário Soares vê o seu nome e a sua obra para sempre ligados a esta casa, que é a casa dos povos da Europa”, afirmou o eurodeputado socialista português Carlos Zorrinho.

“Com ousada visão estratégica, que não vacilou um instante, foi Soares quem subscreveu, logo em 1977, o pedido de adesão de Portugal à então CEE [Comunidade Econômica Europeia, hoje chamada apenas de Comunidade Europeia]. Foi ainda ele que, em 1985, logrou concluir as negociações e assinar o Tratado de Adesão”, afirmou o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

A sala Mário Soares (sala ASP3G3) fica no edifício Altiero Spinelli e é habitualmente usada para reuniões das comissões parlamentares do PE.

Leia entrevista concedida pelo ex-presidente Mário Soares, em 2013, à Agência Brasil.

*Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]