Moradores de rua de Feira de Santana são vacinados contra Hepatite B

Vacinação contra Hepatites Virais no Centro Pop, em Feira de Santana.

Vacinação contra Hepatites Virais no Centro Pop, em Feira de Santana.

Moradores de rua de Feira de Santana foram imunizados contra Hepatite B, nesta quinta-feira (22/02/2018), visando evitar a transmissão da doença entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação foi promovida pelo Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), em parceria com o Programa Municipal de Hepatites Virais.

A imunização, realizada na sede do Centro Pop, foi realizada após orientações feitas por profissionais de saúde sobre a transmissão da doença, as consequências, os tipos de hepatite e os cuidados, como a utilização de preservativo, que também foram distribuídos, e a vacinação. Atraiu dezenas de moradores de rua, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a doença.

Em situação de vulnerabilidade social, Thiago observa importância da imunização

O público, predominantemente de homens, ouviu atento as explicações e descobriu a importância da imunização. “Eu estou atento sobre a importância de me prevenir contra doenças. Já tomei vacina contra a febre amarela e agora tomei da hepatite também porque sei que é necessário. E os outros devem fazer a mesma coisa para evitar doenças”, alertou Thiago de Lima Paulo, 35 anos, morador de rua.

Centro Pop atende cerca de 350 moradores de rua por mês

A coordenadora do Centro Pop, Ediane Cibeli dos Santos, explica que o equipamento municipal tem como meta atender entre 250 a 280 moradores de rua por mês, mas já chega a atender em torno de 350.

Já a pedagoga do equipamento, Simaia Marques Campos, observa que a iniciativa foi motivada em função da condição de vulnerabilidade do público atendido pelo Centro Pop. “Já fizemos palestras informando sobre a doença e teste rápido de hepatite e, graças a Deus, nenhum deu positivo”, frisou.

Além da primeira e da segunda dose ministradas nesta quinta-feira, 22, os moradores de rua deverão tomar uma  terceira dose no dia 22 de julho, ou seja, cinco meses depois da segunda dose. E as próximas vacinações deverão ter tomadas em qualquer posto de saúde da rede pública municipal.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]