Jornalista Domingo Meirelles parabeniza Judiciário da Bahia por restabelecer direito da TVE e critica tentativa de monopólio da transmissão do carnaval por grupos privados

Domingos Meirelles: A iniciativa da Justiça da Bahia está de parabéns. Carnaval é uma festa do povo e não pode ter dono, por pertencer a todos nós.

Domingos Meirelles: a iniciativa da Justiça da Bahia está de parabéns. Carnaval é uma festa do povo e não pode ter dono, por pertencer a todos nós.

O jornalista Domingos Meirelles, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) parabenizou o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) pela decisão judicial que restabeleceu a equidade do direito de transmissão do carnaval de Salvador. A decisão judicial foi decorrente da ação despótica, patrimonialista e autoritária da gestão do prefeito ACM Neto, que determinou a retirada de equipamentos da TVE Bahia do circuito da festa, enquanto permitia que equipamentos similares fossem usados pela Rede Bahia, grupo de comunicação presidido por ACM Junior, pai de prefeito.

Na sequência, Domingos Meirelles afirmou que “carnaval e futebol, que são as grandes paixões nacionais, não podem ser exploradas com exclusividade por este ou aquele grupo de comunicação. São eventos enraizados na vida da população brasileira”.

Para exemplificar os benefícios com o fim do modelo de privatização da transmissão do carnaval e do futebol, o presidente da ABI Nacional citou o que ocorre na Argentina:

“O Néstor Kirchner quebrou o monopólio da tevê do Grupo Clarin, na Argentina, que recebera dos governos militares o direito de transmissão exclusiva dos jogos de futebol em todo o país . E mais: eles só podiam ser assistidos através da tevê paga, o que obrigava o grande público a fazer ainda uma assinatura de tevê a cabo para ver uma partida do time do seu coração”, declarou Domingos Meirelles.

TV Pública

A TVE Bahia é uma TV pública, administrada pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria da Educação da Bahia.

As declarações de Domingos Meirelles foram encaminhadas, nesta segunda-feira (12/02/2018), ao Jornal Grande Bahia (JGB).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]