Governador Rui Costa participa de implantação do projeto ‘Inova Escola’ em colégio estadual de Salvador

Governador Rui Costa reinaugura o Colégio Estadual Norma Ribeiro, antigo Colégio Estadual Antonio Sérgio Carneiro, no bairro de Arenoso, em Salvador e implanta Projeto Inova Escola, oportunidade em que se tornará a primeira escola de ensino médio do país a receber o título de Escola do Século XXI. O título é fruto da parceria do governo baiano, através da Secretaria da Educação do Estado e a Fundação Telefônica Vivo.

Governador Rui Costa reinaugura o Colégio Estadual Norma Ribeiro, antigo Colégio Estadual Antonio Sérgio Carneiro, no bairro de Arenoso, em Salvador e implanta Projeto Inova Escola, oportunidade em que se tornará a primeira escola de ensino médio do país a receber o título de Escola do Século XXI. O título é fruto da parceria do governo baiano, através da Secretaria da Educação do Estado e a Fundação Telefônica Vivo.

A primeira escola de Ensino Médio do país a receber o título de Escola do Século XXI está localizada em Salvador e foi inaugurada pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (20/02/2018), no bairro de Arenoso. Reestruturada após reforma que contou com investimento de R$ 1,6 milhão, o Colégio Estadual Norma Ribeiro, antigo Colégio Estadual Antonio Sérgio Carneiro, agora integra o Projeto Inova Escola, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, e a Fundação Telefônica Vivo.

“Sempre estudei em escola pública, portanto, a mensagem que eu quero trazer é que vocês podem. Nós podemos superar as dificuldades mesmo sendo moradores da periferia”, incentivou Rui.

Rui cumprimenta alunos em evento de implantação do Projeto Inova Escola (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

O governador também falou sobre a transformação das escolas estaduais e a importância da participação da família no processo de educação. “Esta parceria traz a inovação para dentro da unidade de ensino. E é isso que queremos fazer com a nossa educação. Ter escolas criativas e inovadoras, que mobilizem as famílias e os professores. Eu acredito, sinceramente, que a educação depende do envolvimento e do incentivo da família e da comunidade”, destacou.

A proposta do Inova Escola é fomentar a experimentação e o desenvolvimento de novos modelos de aprendizagem apoiados por tecnologias digitais buscando contribuir para a transformação da educação brasileira por meio da inovação educativa, além de estimular o desenvolvimento de competências do século XXI em estudantes e educadores, ampliando suas perspectivas de futuro.

“Uma Escola do Século XXI é uma escola que trabalha para transformar para a vida e não só para o mercado de trabalho ou vestibular”, explicou o secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro. O projeto deve se estender a 652 escolas até o meio de 2018 e chegar em todas as escolas da rede estadual até 2019.

Reforma

O agora Colégio Estadual Norma Ribeiro foi completamente reestruturado, passou por pintura geral, troca de portas, recuperação da quadra, biblioteca, reestruturação da cozinha e do espaço de depósito das merendas, e passa a contar com um refeitório, fundamental para uma escola de Educação Integral.

Homenagem

A solenidade de reinauguração contou com as presenças das secretárias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, e de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, além do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, e do diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Américo Mattar. Além das manifestações culturais e exposições realizadas pelos alunos, durante o evento foi feita uma homenagem à servidora pública da Educação, Norma Ribeiro, já falecida. A líder comunitária fez grandes contribuições pela educação do bairro e passa a dar nome à escola.

Parceria

O Inova Escola já é realizado pela Fundação Telefônica Vivo desde 2013 em redes públicas de ensino de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco, com atuação em seis escolas de Ensino Fundamental. A duração prevista para a parceria é de três anos, prazo necessário para a consolidação do processo de inovação pedagógica na unidade.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]