Feira Cidadã promovida pelas Voluntárias Sociais leva serviços gratuitos para moradores Itarantim

Feira Cidadã promovida pelas Voluntárias Sociais leva serviços gratuitos para moradores Itarantim.
Feira Cidadã promovida pelas Voluntárias Sociais leva serviços gratuitos para moradores Itarantim.
Feira Cidadã promovida pelas Voluntárias Sociais leva serviços gratuitos para moradores Itarantim.
Feira Cidadã promovida pelas Voluntárias Sociais leva serviços gratuitos para moradores Itarantim.

Atendimentos gratuitos de saúde e outros serviços estão sendo oferecidos aos moradores do município de Itarantim, no centro sul baiano, na Feira Cidadã que foi aberta na manhã desta sexta-feira (23/02/2018) – e prossegue até este sábado, 24 – pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Mais de três mil moradores serão beneficiados com exames preventivos de câncer, atendimento odontológico e oftalmológico; serviços do SAC Móvel, como a emissão da 2ª via de carteira de identidade (RG) e outros documentos; e do SineBahia, por meio da intermediação para o trabalho.

O evento é idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente da VSBA, Aline Peixoto, e tem como meta oferecer para a população de diversas partes do estado um espaço que reúna ações nas áreas de saúde e bem-estar. “Nosso objetivo é trazer esses serviços muito importantes para perto das populações que mais precisam, sem que elas precisem se deslocar para outras cidades”, afirmou a coordenadora das Voluntárias Sociais, Leila Colangeli.

De acordo com o prefeito de Itarantim, Paulo Construção, a iniciativa ajuda muito quem vive fora dos grandes centros. “Para as cidades menores, que têm uma demanda grande para esses serviços, essa é uma iniciativa louvável. É só ver a felicidade no rosto da população itarantiense nesta manhã, recebendo um atendimento de qualidade para vários serviços. A primeira dama está de parabéns”.

Saúde

Além de avaliação oftalmológica para crianças e adultos, as VSBA também disponibilizam armações de óculos para as pessoas que apresentaram a necessidade do uso de lentes corretivas. “Para mim, foi maravilhoso, além de fazer o exame, já saí daqui com os óculos quase prontos. Esse evento é maravilhoso”, afirmou a aposentada Rialta Barcos, que acordou bem cedinho para cuidar dos olhos.

Também estão sendo realizados agendamentos de cirurgias de catarata para idosos diagnosticados com a doença e tratamentos odontológicos. Na área de procedimentos médicos, oferecidos exames de mamografia; ultrassonografia de mama, abdômen total, tireóide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles; ginecologia, raio-x do tórax e consultas com médico clínico geral. Quem compareceu também pôde realizar exames mais simples, como aferição de pressão arterial, medição do índice glicêmico e recebeu orientações nutricionais.

Outros serviços e lazer

Uma unidade móvel do SAC também presta serviços. Na manhã desta sexta foram distribuídas fichas para emissão de carteiras de identidade (RG) e para CPF. Para o público infantil, a feira conta ainda com atividades de recreação e o Espaço Brinquedoteca, com diversas manifestações artísticas. Enquanto os pais aproveitam os serviços, as crianças se divertem.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141299 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.