Escolas estaduais da Bahia podem contribuir com propostas da Educação Ambiental para a Reforma do Ensino Médio

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu.

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu.

A Secretaria da Educação do Estado está estimulando os gestores e professores das escolas estaduais a contribuir com a formulação de orientações voltadas ao processo de inserção da Educação Ambiental nas propostas curriculares do Ensino Médio. A ação faz parte da Reforma do Ensino Médio e para contribuir é preciso preencher um formulário, até o dia 23 de fevereiro de 2018, disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), sobre experiências exitosas desenvolvidas nas unidades escolares.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fábio Barbosa, ressaltou a importância da participação dos diretores e coordenadores pedagógicos no preenchimento do formulário. “A apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede estadual da Bahia é fundamental para contribuir para que a Educação Ambiental tenha suas ações como parte da política educacional do Governo Federal, ampliando sua inserção nos currículos do Ensino Médio”, disse.

Avanços

Fábio também destacou as ações realizadas pela Secretaria da Educação do Estado para garantir a inserção da Educação Ambiental nas escolas. “A Bahia desenvolve muitas ações, entre elas, o Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE), que surgiu para fortalecer a Educação Ambiental na escola, estabelecendo princípios gerais, diretrizes pedagógicas, orientações curriculares e as linhas de ação institucionais. Foram promovidos cursos e oficinas presenciais para professores, produção de vídeos didáticos para educadores e educandos, além de mobilizações para a formação de comissões de meio ambiente e qualidade de vida nas escolas”, afirmou.

A Secretaria também homologou, em 2017, a Resolução nº 11, proposta pelo Conselho Estadual da Educação (CEE), inserindo a Educação Ambiental no currículo da Educação Básica e Superior por meio de uma abordagem integrada e interdisciplinar entre as áreas de conhecimento e articulação entre diferentes componentes curriculares e em atividades extraclasse. “O processo de construção da resolução foi feito de forma coletiva, para que o material viesse a ajudar as unidades das redes estadual, municipal e particular, na perspectiva que trabalhem a Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino”, detalhou Fábio Barbosa.

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