Desembargador Gesivaldo Britto assume presidência do Tribunal de Justiça da Bahia

Cerimônia de posse do desembargador Gesivaldo Nascimento Britto como presidente do TJBA.

Cerimônia de posse do desembargador Gesivaldo Nascimento Britto como presidente do TJBA.

Cerimônia de posse do desembargador Gesivaldo Nascimento Britto como presidente do TJBA.

Cerimônia de posse do desembargador Gesivaldo Nascimento Britto como presidente do TJBA.

A juíza Cenina Maria Cabral Saraiva cumprimenta os membros da mesa diretor do TJBA para o biênio 2018 –2020, desembargadoras Maria da Graça Osório Pimentel Leal, 2ª Vice-Presidente, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Corregedora Geral da Justiça e o desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, presidente.

A juíza Cenina Maria Cabral Saraiva cumprimenta os membros da mesa diretor do TJBA para o biênio 2018 –2020, desembargadoras Maria da Graça Osório Pimentel Leal, 2ª Vice-Presidente, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Corregedora Geral da Justiça e o desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, presidente.

O Desembargador Gesilvado Britto tomou posse da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para o biênio 2018 – 2020, na manhã desta quinta-feira (01/02/2018), no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa. A Sessão Solene contou com a participação de autoridades de todo o Estado, magistrados, familiares e amigos.

A solenidade começou às 9 horas, com a revista à tropa da Polícia Militar. Logo, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente do biênio 2016 – 2018, visitou, em companhia do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, a cripta de Ruy Barbosa.

“Estou aqui para agradecer. Simplesmente porque a gratidão gera ações positivas e nos dão mais motivos para retribuir. Gostaria de pedir desculpas do que eu não fiz, e digo: A Bahia está no meu coração”, discursou, a Chefe da Corte Baiana, antes de transmitir o cargo. “É com grande satisfação que digo um até logo, pois continuarei com um compromisso com o Judiciário Baiano”, finalizou a Magistrada diante dos aplausos dos presentes.

Antes de ser oficialmente empossado, o Desembargador Gesilvado Britto recebeu um abraço carinhoso da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago. “Minhas expectativas com a próxima gestão são as melhores possíveis. Sei que o trabalho que está sendo feito terá continuidade”, disse a Desembargadora.

De acordo com o novo Presidente do TJBA, o foco desse biênio será o magistrado e o servidor. “Estou no Tribunal há 10 anos e tive a honra de ser eleito para presidi-lo. Esse é um privilégio que poucos têm e isso me alegra, me deixa muito satisfeito. Nosso objetivo é melhorar a prestação jurisdicional, nosso foco é o magistrado e servidor”, contou o eleito.

Para o Desembargador Gesivaldo Britto, solucionar problemas e cumprir metas serão prioridades. “Levar a justiça para as pessoas como elas precisam. Buscar a paz social, solucionar conflitos e interesses”, destacou o Magistrado, que durante o seu discurso também falou sobre a história da Justiça no Brasil, frisando o sentimento de nacionalidade que sente ao conduzir o primeiro Tribunal brasileiro.

Mesa Diretora – O Desembargador Augusto de Lima Bispo, eleito Vice-Presidente, foi o primeiro a ser empossado pelo Desembargador Gesilvado Britto. “Quero deixar uma mensagem de otimismo e confiança no trabalho. Desejo que possamos, nessa nova gestão, fazer o possível e até mesmo o impossível para que os jurisdicionados sejam bem atendidos”, frisou o Magistrado.

“Fazer uma administração voltada exclusivamente para o cumprimento da prestação jurisdicional, cumprindo todas as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é o nosso objetivo. A Corregedoria, em especial, ficará junto dos juízes, consequentemente priorizará o Primeiro Grau, que é o maior foco do CNJ”, afirmou a nova Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos.

A área da infância e juventude será uma das prioridades do novo Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá. “Com certeza daremos continuidade aos projetos que a Desembargadora Cynthia Resende implementou, mas acima de tudo será aberto um viés de atuação na área da infância e juventude”, ressaltou.

A Desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal foi empossada na 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia. A Magistrada afirmou que espera realizar um trabalho de excelência, com a contribuição de todos os colegas. O foco será na satisfação dos jurisdicionados.

Autoridades presentes parabenizaram toda a Mesa Diretora e desejaram sucesso à nova gestão. “Primeiro, gostaria de parabenizar a Presidente Maria do Socorro, que deixa o cargo, e o trabalho desenvolvido. Depois, desejo ao Desembargador Gesivaldo sucesso para que nós consigamos exercitar plenamente aquilo que está na Constituição Brasileira, que é a independência dos poderes, mas também a harmonia, o entendimento para que a Bahia continue se desenvolvendo, funcionando e superando a crise, como temos feito nos últimos anos”, afirmou o Governador Rui Costa.

Também fizeram parte da Mesa o Prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães Neto; o Arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Deputado Ângelo Coronel; o Sub-Procurador-Geral da República, Augusto Aras, representando a Procuradora-Geral da República; a Procuradora-Geral de Justiça do Estado da Bahia em exercício, Sara Mandra Moraes Rusciolelli Souza; o Capitão de Mar e Guerra, Comandante da Base Naval de Aratu, Castro Loureiro, representando o Comandante do II Distrito Naval; o Chefe do Estado Maior da VI Região Militar, Coronel João Henrique da Silva Marinho, representando o Comandante da VI Região Militar; o Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador José Henrique Kaipper; o Comandante da Polícia Militar do Estado da Bahia, Coronel da PM Anselmo Alves Brandão; o Presidente da Câmara Municipal de Salvador, Vereador Leo Prates; o Procurador Geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Desembargadora Maria de Lourdes Linhares de Oliveira; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Conselheiro Gildásio Penedo Filho; o Secretário Judiciário do Tribunal de Justiça, Antônio Roque do Nascimento Neves; o Conselheiro do CNJ, André Godinho; o Juiz Federal César Cintra Jatahy Fonseca, representando a Diretora do Foro da Seção Judiciária do Estado da Bahia; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB – BA), Luiz Viana Queiroz, representando o Presidente do Conselho Federal da OAB; o Defensor Público do Estado da Bahia, Clériston Cavalcanti de Macedo; e o Professor Doutor Cézar Santos, representando o Presidente da Academia de Letras Jurídicas da Bahia.

Após a solenidade de posse, membros da magistratura, dos poderes Legislativo e Executivo, advogados e membros da comunidade cumprimentaram os novos diretores do Poder Judiciário Estadual.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]