+ Manchetes >

Coluna de Antônio José Larangeira de 8 de fevereiro de 2018

A Quixabeira se renovou com Guda Moreno, o filho de Colerinho da Bahia.

A Quixabeira se renovou com Guda Moreno, o filho de Colerinho da Bahia.

O PSL na Bahia passa a ser comandado pela professora feirense Dayane Pimentel, pessoa de confiança do deputado federal e pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

O PSL na Bahia passa a ser comandado pela professora feirense Dayane Pimentel, pessoa de confiança do deputado federal e pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

A equipe do Domingão do Faustão, da Rede Globo, estará em Feira de Santana, hoje, para realizar uma seletiva da ‘Operação Caça Talentos’.

A equipe do Domingão do Faustão, da Rede Globo, estará em Feira de Santana, hoje, para realizar uma seletiva da ‘Operação Caça Talentos’.

Festa da Quixabeira

No último final de semana o grupo de samba Quixabeira comemorou os 30 anos de fundado, juntamente com os 10 anos que a Matinha virou distrito. Houve festa sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Feira. Foi Marcos Gonçalves de Souza, o ‘Coleirinho da Bahia’, o fundador do grupo de samba-de-roda ‘Quixabeira da Matinha’, samba de raiz’, ritmo herdado da ancestralidade quilombola do local e que ganhou renome estadual, principalmente quando Carlinhos Brown atentou ao fato e aderiu ao batuque dos negros. Em 2005 Coleirinho morreu, mas o legado continuou. A Quixabeira se renovou com Guda Moreno, o filho, mantendo dona Chica do Pandeiro como inspiração e ícone do grupo.

Atendimento em Libras

“Fechem seus olhos, tapem seus ouvidos, agora imaginem a sua vida assim. Conseguiriam se comunicar perfeitamente?”. O instigante convite tem como objetivo reforçar a importância da implantação de políticas públicas direcionadas para pessoas com deficiência e ilustra a indicação encaminhada ao Governo do Estado pelo deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, Ângelo Almeida, para criação da Central de Atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A proposta é criar um espaço que possa oferecer atendimento adequado às pessoas com deficiência auditiva, facilitando a comunicação em atendimentos públicos, por exemplo. De acordo com o deputado, a Central também poderá também prestar suporte às prefeituras, hospitais, delegacias e outros serviços.

Combate ao desperdício

O sucesso de um empreendimento em tempos como os de hoje, de crise hídrica e destruição do meio ambiente, está intimamente ligado ao gerenciamento de práticas sustentáveis, que pensem em formas de aproveitar e reaproveitar a matéria prima e a mão de obra de maneira eficaz. Quando o negócio está dentro da gastronomia, o desafio é ainda maior, pois para garantir o bom desempenho, a empresa precisa pensar em combater todo tipo de desperdício: de água, comida, de produção, de espera, de entrega. Mas como fazer para combater o desperdício em comércios como restaurantes e lanchonetes? Para responder a esta pergunta e como forma de ajudar os empresários, a chef e consultora gastronômica da Cazarrara – Assessoria para Restaurantes, Luciana Félix, lançou a série Combate ao Desperdício, com quatro vídeos online e gratuitos, em que explica como combater o desperdício dentro de restaurantes, bares, padarias e lanchonetes e aumentar os lucros no negócio.

Faustão

A equipe do Domingão do Faustão, da Rede Globo, estará em Feira de Santana, hoje, para realizar uma seletiva da ‘Operação Caça Talentos’. Os interessados devem comparecer no Teatro Margarida Ribeiro, na Rua José Pereira Mascarenhas, 409 – Capuchinhos, das 11 às 20 horas. Para participar, basta levar o RG e o que for preciso para fazer sua apresentação de qualquer segmento artístico. Não é necessário inscrição prévia nem pagamentos de taxas. Não há restrição de idade, mas quem for menor de 18 anos precisa estar acompanhado dos pais ou responsável. As apresentações serão filmadas e as gravações serão avaliadas pela produção do Domingão do Faustão. Os aprovados serão convidados para participar de diversos quadros do programa que serão exibidos ao longo do ano.

Bolsonaro em Feira

O PSL na Bahia passa a ser comandado pela professora feirense Dayane Pimentel. Em nota divulgada à imprensa, a nova dirigente afirma ser a pessoa de confiança do deputado federal e pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que assinou uma carta de intenção de filiação à sigla. Dayane Pimentel, que é pré-candidata à deputada federal, será a responsável pela coordenação de campanha e representante oficial de Bolsonaro na Bahia. Natural de Feira de Santana, a professora faz coro ao discurso de Bolsonaro em defesa da integridade da família, de uma educação integrada à gestão militar e agenda rígida em relação à segurança pública. A aproximação da professora com o deputado começou quando ela gravou um vídeo e publicou na internet manifestando apoio e admiração pelo pré-candidato. Em pouco tempo, já estava em Brasília em reunião com o parlamentar conversando sobre estratégias de campanha.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]