Câmera com Inteligência Artificial da Google foi treinada por fotógrafos profissionais

Câmera com IA da Google.

Câmera com IA da Google.

Você já deve ter ouvido falar da Google Clips, a câmera da Google que funciona com inteligência artificial e aprende quando e como deve registrar suas fotos. Ela consegue reconhecer o seu rosto e de seus familiares – incluindo seus animais de estimação – e passa a tirar fotografias automaticamente, sempre levando em conta os melhores ângulos, poses e iluminação.

Mas como foi que a Google programou a Clips para saber quando deve tirar suas fotos? Ensinando-a com a ajuda de profissionais da fotografia. A empresa contratou um cineasta de documentário, um fotojornalista e um fotógrafo de arte para que produzissem dados visuais por meio dos quais a inteligência artificial da Clips poderia aprender.

Ensinando de tudo

Com todos esses dados, a Google Clips consegue registrar imagens bem enquadradas, com ângulos bonitos e iluminação agradável

O sistema foi abastecido com uma grande quantidade de informações, desde as mais óbvias e simples, como o fato de uma foto desfocada ser considerada ruim, até coisas mais subjetivas, como o fato de uma foto demorar muito para ser tirada ser desagradável para quem está pousando.

Com todos esses dados, a Google Clips consegue registrar imagens bem enquadradas, com ângulos bonitos e iluminação agradável. Mas ainda assim – conforme a própria Google admitiu – um sistema como esse nunca vai ser perfeito, afinal, como ele vai fazer para saber que certas fotos “ruins” têm sua importância e podem ser até mais especiais que as boas?

*Com informações da TecMundo.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]