Secretaria da Educação da Bahia otimiza formação com nova oferta para os cursos técnicos de nível médio

Estudantes do Centro de Educação Profissional Territorial de Itapetinga.

Estudantes do Centro de Educação Profissional Territorial de Itapetinga.

Com o objetivo de otimizar a formação técnica dos estudantes dos cursos da Educação Profissional e Tecnológica, a Secretaria da Educação do Estado realiza no ano de 2018 a implantação de uma nova matriz curricular para 45 cursos na oferta de Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional (EPI), divididos nos 11 eixos tecnológicos. Com essa opção, os novos alunos, que realizam matrícula nos dias 22 e 23 de janeiro de 2018, terão um curso com duração de três anos, totalizando uma carga horária de 3600 horas. Os cursos serão diurnos, com 30 horas semanais, dividido concomitante entre a formação do Ensino Médio e o curso técnico de nível médio.

Para essa nova oferta serão 51.794 vagas, contemplando 142 municípios, sendo que em 40 cidades a oferta será realizada pela primeira vez neste ano letivo. Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o objetivo da reformulação visa promover uma melhora na qualidade no ensino aprendizagem. “Estamos realizando essa adaptação para que os estudantes tenham uma formação alinhada com o mundo do trabalho. Tínhamos cursos com carga horária maior do que de nível superior, então a ideia é enxugar o currículo para que ele seja direcionado para uma otimização na formação do aluno”, destacou.

Outra novidade será a oferta de 2080 vagas de 18 cursos técnicos de nível médio em 24 municípios, com duração de um ano, na oferta Prosub, dentro do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design. Somente poderão concorrer às vagas os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e suas modalidades, em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação (no âmbito federal, estadual, municipal), ou tenham, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

Os cursos abrangem criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento aplicadas em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e projetos de produtos industriais.

As inscrições para o sorteio eletrônico das vagas serão realizadas no período de 24 a 31 de janeiro de 2018, no Portal da Educação. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro e as matrículas dos selecionados entre os dias 5 e 7 de fevereiro.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]