Salvador: Villa Bahia lança menu ‘De Volta as Origens com Manoel Querino’

O chef Guto Lago é um dos comandantes do restaurante Villa Bahia, localizado no Centro Histórico de Salvador.

O chef Guto Lago é um dos comandantes do restaurante Villa Bahia, localizado no Centro Histórico de Salvador.

O empresário Bruno Pascal e o chef Guto Lago, que comandam o restaurante Villa Bahia, no Largo do São Francisco, no Centro Histórico de Salvador, lançam nesta terça-feira (30/01/2018), às 19 horas, o seu novo menu ‘De volta as origens com Manoel Querino’, onde o chef Guto reproduz pratos realizados a partir das receitas descritas no livro ‘Arte Culinária na Bahia’, de 1916, de Manuel Querino.

Arroz de Hauçá, Xinxin de Galinha, Efó, Moquecas de Peixe e Camarão com Pirão e Farofa, Ambrosia e Doce de Caju são as estrelas do cardápio. Para celebrar, o cliente que no dia solicitar o prato do Menu Querino ganhará de presente o livro ‘A Arte Culinária na Bahia’, que até onde se sabe, é primeiro registro brasileiro de Gastronomia.

Através da Editora da Assembleia Legislativa da Bahia, a obra voltará a circular em papel, sendo distribuída gratuitamente. Editado a primeira vez em 1916, a obra é um apanhado de receitas cotidianas usadas em Salvador e no Recôncavo, pelo antropólogo Manuel Querino. Em 2002, o Theatro XVIII e a P55 fizeram uma edição do livro, que esgotou rapidamente.

De volta as origens com Manoel Querino

A ideia surgiu dentro do projeto Domingo Gastronômico, do Pelourinho Dia e Noite, mas o desejo de honrar o patrimônio gastronômico é antigo para o chef Guto. “Sempre quis ter a possibilidade de mostrar a baianos e turistas que temos uma cozinha de origem, não conhecida pela grande parte da população, e que foi violentada ao passar das gerações”, diz ele. Segundo Guto, a intenção com este cardápio especial é fazer comida baiana como faziam nossos antepassados. “A gastronomia é uma das mais importantes referências de um povo. Temos que valorizar o que temos, o que somos e o que comemos”, sentencia, envolto em pesquisas, mergulhado na montagem do menu, na escolha das receitas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]