Salvador recebe primeiros navios de cruzeiro de 2018

Baianas fazem receptivo de turistas que desembarcaram de navios cruzeiros em Salvador.

Baianas fazem receptivo de turistas que desembarcaram de navios cruzeiros em Salvador.

Mais de 7 mil turistas desembarcam de navios de cruzeiro nesta quarta-feira (03/01/2018), em Salvador. Vindos do Rio de Janeiro a bordo do MSC Preziosa, que chegou na terça-feira, 2, às 17 horas, e do MSC Musica, que atracou nesta manhã, os visitantes aproveitam para conhecer pontos turísticos da capital. Durante todo o mês de janeiro são esperadas em Salvador 14 embarcações, com cerca de 39 mil visitantes. Em Ilhéus serão seis navios com 23,4 mil passageiros.

Ao desembarcarem, os visitantes contaram com o receptivo especial organizado pela Secretaria do Turismo do Estado/Bahiatursa, realizado até o fim da temporada, em abril. Além de baianas distribuindo fitinhas do Bonfim e fazendo selfies com os turistas, a ação contempla mostras da cultura local, com dançarina representando Iemanjá, o cantor Ed Bala e o grupo Fanfarra Mágica tocando música baiana.

“É uma festa bacana, muito animada”, disse o turista Eduardo Amorim, de 42 anos, vindo do Rio de Janeiro no MSC Musica com a família. Para aproveitar o dia, até reembarcar no navio e seguir para Ilhéus às 23h, pretendia conhecer o Mercado Modelo, o Pelourinho e a Praia do Flamengo.

De Vitória, Espírito Santo, três gerações de uma mesma família fazem da visita à Bahia um hábito: Aline Amaral, 26 anos, a mãe Maria das Graças de Oliveira, que é carioca, e a avó Eunice Oliveira, nascida na Bahia.

“É muito bom voltar porque a culinária é maravilhosa, a receptividade dos baianos contribui e tem a questão cultural, das nossas raízes que estão aqui. É sempre fantástico começar o ano em Salvador”, disse Aline, que visita a cidade pela sétima vez. Já Maria das Graças mostrou seu gosto pela comida baiana: “A moqueca do Espírito Santo é famosa, mas a da Bahia é muito melhor”, comparou.

Pegar um táxi para visitar as igrejas do Bonfim e de São Francisco e o Pelourinho era o projeto de Júlia Lajusticia, que veio de São Paulo a bordo do MSC Preziosa com uma amiga e já tinha visitado o Mercado Modelo. Pela segunda vez em Salvador, ela disse que “a cidade é muito agradável e o acolhimento dos baianos é muito bom”.

Na capital, o mês de janeiro é o mais forte da temporada, que teve início em novembro de 2017 e segue até abril de 2018. Já em Ilhéus, a movimentação de turistas que chegam à cidade em navios de cruzeiro só não é maior que em fevereiro, quando são esperados cerca de 25 mil visitantes. De acordo com dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), esta temporada teve incremento de 8% em relação ao período anterior.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]