Salvador: polêmico filme de Cronenberg abre temporada 2018 do Cineclube Walter da Silveira

Cena do filme ‘Crash - Estranhos Prazeres’.

Cena do filme ‘Crash – Estranhos Prazeres’.

Convidados muito especiais, a psicanalista Clarissa Lago e o crítico de cinema e cineasta ítalo-brasileiro, Dino Lucas Galeazzi comentam ‘Crash – Estranhos Prazeres’, de David Cronenberg, nesta quarta-feira (17/01/2018), às 18:30 horas, na Sala Walter, em Salvador. A sessão, com entrada franca, dá a largada para mais uma temporada de clássicos, lançamentos e filmes cults, no âmbito do projeto de difusão da Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB), por meio da Diretoria de Audiovisual (DIMAS).

Baseado na obra não menos provocativa do escritor britânico J.G. Ballard, o filme recebeu o prêmio do júri no Festival de Cannes em 1996. Será exibido na versão sem cortes. E como é habitual, com direito a bate-papo após a projeção.  O crítico de cinema Dino Lucas Galeazzi lembra uma declaração de Cronenberg que considera muito apropriada para resumir a natureza de sua obra e, particularmente, de ‘Crash’: “Para mim, o primeiro fato da existência humana é o corpo humano”, sintetizou o cineasta canadense.

Já antecipando um pouco do mote da conversa, após a sessão, Galeazzi  contextualiza: “Afastando-se da estética do terror corporal, que o tornara famoso na década de 1980, Cronenberg cria uma ficção científica que deixa de lado o espaço sideral para sondar espaços internos, profundos, obscuros e complexos quanto as entranhas do ser humano: diferente das demais distopias, proféticas e alegóricas, ‘Crash – Estranhos Prazeres’ (Crash, 1996) assusta por mostrar uma realidade incômoda que, infelizmente, já está acontecendo”.

O projeto

O Cineclube Walter da Silveira, desde julho de 2015, já exibiu 17 clássicos do cinema de 12 nacionalidades diferentes, contemplando a obra de mais de uma dezena de grandes cineastas. As sessões reuniram um público de mais de 1600 pessoas na Sala Walter da Silveira, tradicional sede das exibições, e também em outros espaços como o Palacete das Artes e o Cine Itaú-Glauber Rocha, em atividades itinerantes do projeto. A ação também gerou um programa da web, o ‘Bate-Papo do Walter’ (disponível no canal TV DIMAS do YouTube), que registra os debates após as sessões, inserindo trechos dos filmes abordados e a contextualização histórica das obras analisadas.

A psicanalista Clarissa Lago, que também participa do bate-papo, saúda a iniciativa da FUNCEB/DIMAS: “Parabéns por promoverem projetos assim em nossa cidade. Salvador precisa de mais iniciativas como essa. E ‘Crash’, com toda certeza vai render excelentes discussões, debates. Adoro esses intercâmbios da psicanálise com o cinema, teatro, teledramaturgia, arte e literatura”, finaliza.

Sobre o filme

Crash – Estranhos Prazeres (Crash, ING/CAN, 1996)

Direção: David Cronenberg

Duração:100 minutos

Elenco: James Spader, Deborah Kara Unger, Rosanna Arquette e Holly Hunter.

Classificação: 16 anos

Sinopse – James Ballard (James Spader) se envolve em um terrível acidente automobilístico que acaba atingido outro carro no qual está um casal. O homem morre e a mulher fica bastante ferida, mas após o trauma e a raiva inicial ela acaba se tornado amante de James. Ao mesmo tempo passam a frequentar um grupo que tem como fetiche a reconstituição de acidentes de carros, nos quais famosas pessoas morreram. No entanto, estas reconstituições são propositadamente feitas sem nenhuma norma de segurança, aumentando sensivelmente o risco para quem participa da simulação e criando um clima de grande excitação para a plateia. A descoberta deste estranho prazer acaba atingindo a esposa de James e as relações sexuais tendem a serem quase sempre dentro de automóveis.

Agenda

Cineclube Walter da Silveira ‘Crash – Estranhos Prazeres’ e bate-papo com a psicanalista Clarissa Lago e o crítico de cinema Lucas Galeazzi

Quando: 17 de janeiro de 2018, às 18:30 horas

Onde: Sala Walter da Silveira, R. General Labatut, nº 27, subsolo da Biblioteca Pública dos Barris (Salvador)

Apoio: Lume Filmes

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]