Salvador: Cortejo da Lavagem do Bonfim passará por ruas requalificadas pelo Governo Rui Costa

Obras do projeto de requalificação urbana ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’.

Obras do projeto de requalificação urbana ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’.

O trajeto por onde passará o cortejo na tradicional Lavagem do Bonfim, nos bairros do Comércio e Calçada, em Salvador, nesta quinta-feira (11/01/2018), conta com vias que estão sendo contempladas com o projeto de requalificação urbana ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado, em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

Quem vive a rotina de se locomover a pé pelas ruas dos dois bairros já pode fazer isso com mais segurança e conforto. As calçadas estão sendo alargadas, ganhando rampas de acessibilidade, piso tátil, travessias para pedestres, além de faixa de serviços ao longo do passeio, onde deverão ser alocados postes, lixeiras e dispositivos de sinalização voltados a facilitar o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais.

Os serviços nas ruas do Comércio integram o lote 1 do projeto, que compreende também o bairro da Calçada, onde estão sendo investidos R$ 28,2 milhões para a requalificação de 50 vias nesses dois bairros. Desse total, sete ruas já foram concluídas, a exemplo das Conselheiro Saraiva, Francisco Gonçalves e Pedro Rodrigues Bandeira; 30 estão em execução, como a Travessa e Rua do Pilar e a Avenida Jequitaia – trecho que integra o tradicional cortejo. Os serviços serão iniciados em mais 13 vias, incluindo a Rua da Conceição da Praia, onde tem início o trajeto da Lavagem do Bonfim.

As intervenções estão melhorando o acesso das pessoas a diversos pontos do Centro Antigo de Salvador, e também tornando mais confortável a mobilidade por ruas, praças e travessas. O projeto foi planejado para ser executado por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos do Centro Antigo.

Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes. Ao todo serão investidos R$ 124 milhões para a pavimentação de vias e requalificação de calçadas em mais de 270 ruas. O benefício atinge 11 bairros que formam o território. As obras já foram concluídas em 100 ruas e 77 vias do território estão sendo requalificadas. O projeto ainda contemplará mais 107 ruas da região antiga da capital baiana.

Lavagem do Bonfim

Realizada sempre na segunda quinta-feira do ano, a festa leva uma verdadeira multidão às igrejas. Turistas e baianos vão começar a caminhada de oito quilômetros na Conceição da Praia e seguem, vivenciando todo o sincretismo, até a Colina Sagrada, onde acontece a tradicional lavagem do adro da igreja. A devoção ao Senhor do Bonfim na Bahia teve início em 1745, quando o capitão-de-mar-e-guerra Theodósio Rodrigues de Faria trouxe de Portugal uma imagem similar e no mesmo tamanho da que existia na cidade de Setúbal.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]