Salvador: confira programação cultural do Pelourinho Dia e Noite

Cena do espetáculo 'Compadre de Ogum'.

Cena do espetáculo ‘Compadre de Ogum’.

É tempo de alegria no Pelourinho Dia e Noite, que promove em Salvador os Concertos de Verão ao Ar Livre com as orquestras do Popelô, coloca para tocar novos grupos de samba no Viradão do Samba e de percussão no República dos Tambores, promove sessões semanais do Cinema na Praça e sobe e desce ladeiras com o Circuito Jorge Amado.

Programação

Popelô – Ensaios abertos e gratuitos nas igrejas e a grande novidade da temporada: os Concertos de Verão ao Ar Livre, aos sábados – 20 e 27 de janeiro de 2018 e 4 de fevereiro, às 17 horas, no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Com palco e cadeiras gratuitas para a plateia, no dia 20, a Orquestra de Câmara de Salvador, sob a regência do maestro Ângelo Rafael, recebe a cantora Manoela Rodrigues. A apresentação da Orquestra São Salvador, de Fred Dantas, tendo Juliana Ribeiro como convidada foi um sucesso. Música sensacional, plateia lotada e pedindo bis.

Os concertos são mais uma ação do Popelô – Polo de Orquestras do Pelô, sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, que dá apoio ao amadurecimento da pesquisa musical singular feita na capital baiana pelas orquestras, e que pretende sedimentar o gênero próprio de música que é produzido por elas na cidade, através de ensaios abertos e concertos. Os ensaios abertos do Popelô acontecem às segundas, às 17 horas, na Igreja do Boqueirão, com a Sanbone Pagode Orquestra do maestro Hugo Sanbone, às quartas, às 17 horas, na Igreja da Misericórdia, com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas e aos sábados, às 10 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com a Orquestra de Câmara de Salvador, sob a regência do maestro Ângelo Rafael.

Espetáculo musical de rua ‘A Cidade da Bahia é Nossa’, no Circuito Jorge Amado – Nas sextas-feiras, dias 19 e 26 de janeiro e 2 de fevereiro, pontualmente às 19 horas, sai do Largo do Pelourinho o cortejo fúnebre mais animado que a cidade da Bahia já viu.  Daí, segue subindo e descendo ladeiras o espetáculo musical e teatral de rua, ‘Circuito Jorge Amado’, que apresenta seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado, criadas a partir dos livros ‘A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água’, ‘Gabriela Cravo e Canela’, ‘Dona Flor e seus Dois Maridos’, ‘Tenda dos Milagres’ e ‘O Compadre de Ogum’. Com roteiro e direção de Edvard Passos, músicas originais compostas por Gerônimo Santana, direção musical de Luciano Bahia, o Circuito Jorge Amado tem grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições.

Viradão do Samba – Revitalizando uma das mais significativas ações que já foram promovidas no Pelourinho, o Viradão do Samba traz, na Terça da Benção, os grupos profissionais de samba Jota Zô (Terreiro de Jesus), Catadinho do Samba (Praça da Sé) e Movimento (Largo do Pelourinho), sempre a partir das 19 horas. E quando a coisa esquenta, os grupos se reúnem no Terreiro de Jesus e terminam a noite tocando juntos num grande ‘rodão de samba’. No Verão do Pelourinho Dia e Noite, três novos grupos fazem o show para que haja um revezamento de talentos e mais sambistas baianos possam mostrar como são bambas do samba. As apresentações acontecem nos dias 9, 16, 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro.

República dos Tambores – O República dos Tambores é um circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão que sempre trouxeram tanta vida e arte ao Pelourinho – Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores, Meninos da Rocinha e agora Suingue do Pelô. Os shows acontecem de quarta a sexta a partir das 17:30 horas e sábados e domingos ao meio-dia. O República dos Tambores, mais do que uma ação cultural, é uma ação que estrutura, organiza e ampara o trabalho realizado por quem durante todos estes anos investiu na educação musical de crianças e jovens do Pelourinho como forma de educar para a vida.

Cinema na Praça – O filme ‘Gonzaga De Pai para Filho’, com direção de Breno Silveira (‘Dois Filhos de Francisco’) é a atração do Cinema na Praça desta quinta-feira, 18, no Largo de Santo Antônio do Carmo, às 19 horas. Nesta primeira sessão de cinema promovida em 2018 pelo Pelourinho Dia e Noite, a plateia vai assistir a uma das histórias mais emocionantes da música brasileira a de Gonzagão e Gonzaguinha, como pai e filho, como artistas. O próximo Cinema na Praça será realizado no dia 25 de janeiro e o filme exibido será ‘Raul, o Início, o Fim e o Meio’, com direção de Walter Carvalho. O Cinema na Praça é uma das ações do Pelourinho Dia e Noite 2017, concebida e executada pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que conta com a parceria da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Programação Dia a Dia

Terça-feira (16/01), às 19 horas, na Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Largo do Pelourinho, o Viradão do Samba traz, na Terça da Benção, os grupos profissionais de samba Jota Zô (Terreiro de Jesus), Catadinho do Samba (Praça da Sé) e Movimento (Largo do Pelourinho). Os grupos se reúnem no Terreiro de Jesus e terminam a noite tocando juntos num grande ‘rodão de samba’.

Quarta-feira (17/01), às 17 horas, na Igreja da Misericórdia, ocorre o Ensaio de Portas Abertas com a Orquestra São Salvador do maestro Fred Dantas.

Quarta-feira (17/01), a partir das 17:30 horas, no Pelourinho e Terreiro de Jesus, o República dos Tambores faz seu circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores, Meninos da Rocinha e Suingue do Pelô. Os shows acontecem de quarta a sábado a partir das 17:30 horas e domingos ao meio-dia.

Quinta-feira (18/01), às 19 horas, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, ocorre Cinema na Praça com exibição do filme ‘Gonzaga De Pai para Filho’, com direção de Breno Silveira (‘Dois Filhos de Francisco’).

Sexta (19/01), às 19 horas, no Largo do Pelourinho, o espetáculo musical de rua, ‘A Cidade da Bahia é Nossa – Circuito Jorge Amado’, apresenta seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado. Começa com o Velório de Quincas, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado e termina no Cabaré do Zazá, montado na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus.

Sábado (20/01), às 10 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, ocorre o Ensaio de Portas Abertas, das 10 às 12 horas, a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael.

Sábado (20/01), às 17 horas, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, ocorre o Concerto de Verão. Com palco e cadeiras gratuitas para a plateia, a Orquestra de Câmara de Salvador, sob a regência do maestro Ângelo Rafael, recebe a cantora Manoela Rodrigues.

Sobre o Pelourinho Dia e Noite

O Pelourinho Dia e Noite teve início em outubro de 2017 com um calendário intenso de atividades, que de domingo a domingo movimentam o Centro Histórico de Salvador. São ações calendarizadas que promovem ações culturais, em múltiplas linguagens: música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e história da Bahia e integram o Programa Salvador 360, no eixo Centro Histórico, foram concebidas e são coordenadas pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Toda a programação está disponível no site www.pelourinhodiaenoite.com.br.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]