Reportagem da Revista Época diz que ex-ministro Geddel Vieira Lima está disposto a delatar; político é aliado de ACM Neto

Reportagem da Revista Época diz que Geddel Vieira Lima está disposto a delatar.

Reportagem da Revista Época diz que Geddel Vieira Lima está disposto a delatar.

Reportagem de Murilo Ramos, publicada na Revista Época desta segunda-feira (11/01/2018), afirmam que, O ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso em Brasília desde setembro de 2017, está disposto a negociar acordo de delação premiada, por saber que sua situação jurídica é difícil.

Segundo a reportagem, Geddel enfrenta dois problemas na delação. O primeiro é que o operador do MDB Lúcio Funaro detalhou informações, em delação, que poderiam ser ditas por ele. O outro, é que Geddel resiste a citar amigos do MDB, incluindo o presidente Michel Temer. Sem isso, as chances de a colaboração prosperar são mínimas.

Aliança

Na Bahia, Geddel Vieira Lima estabeleceu aliança política com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), indicando o vice-prefeito, Bruno Reis (PMDB).

Foi a administração de ACM Neto que aprovou a construção irregular do edifício La Vue Ladeira da Barra. Investigações revelaram que o ex-ministro Geddel era proprietário e sócio do empreendimento. Além deste caso, o ex-coordenador-geral da Defesa Civil de Salvador Gustavo Pedreira do Couto Ferraz foi preso pela Polícia Federal no transcurso da Operação Tesouro Perdido.

Ferraz foi nomeado para o cargo por ACM Neto. Nos R$ 51 milhões apreendidos pela Polícia Federal (PF) estavam as impressões digitais do ex-servidor do município. Ele se tornou colaborador da justiça e responde a ação judicial cumprindo medidas de restrição de liberdade.

Caixa para campanha

Em pronunciamento realizado em 5 de setembro de 2017 na Câmara de Deputados, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) comentou sobre conivência do prefeito ACM Neto (DEM) com o aliado Geddel Vieira Lima (MDB) e afirmou que dinheiro atribuído ao ex-ministro, encontrado em malas e caixas, era para financiar campanha de ACM Neto ao governo da Bahia, em 2018.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).