Professor da USP lança livro sobre Lavagem do Bonfim em Salvador

Atílio Avancini, autor do livro ‘Lavagem do Bonfim – formas de reportar’.

Atílio Avancini, autor do livro ‘Lavagem do Bonfim – formas de reportar’.

A Festa do Nosso Senhor do Bonfim já começou e entre as atividades que marcam as comemorações está o lançamento, em Salvador, do livro ‘Lavagem do Bonfim – formas de reportar’ -, do fotógrafo e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Atílio Avancini. O evento acontece na Vila Criativa, no espaço Casa dos Romeiros, ao lado da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim, na próxima terça-feira (09/01/2018), às 17 horas.

No livro, Atílio Avancini faz um relato fotográfico e textual da maior festa religiosa da Bahia, dando continuidade a estudos iniciados por ele há 15 anos. As lentes do fotógrafo captam a beleza e magia da Festa do Nosso Senhor do Bonfim e a participação dos fiéis, com imagens em preto e branco, revelando a essência dessa manifestação cultural e religiosa.

O livro traz 80 imagens de sete festas entre 1994 e 2009. Segundo o autor, o objetivo do livro é valorizar a cultura popular e a religiosidade genuína da gente brasileira, fomentando a paz e a cidadania.  Reporta-se uma tradição cultural-religiosa de 263 anos, inaugurada em 1755. A Lavagem do Bonfim integra principalmente a convivência entre duas diferentes práticas religiosas, a igreja católica e o candomblé, bem como a interação entre o sagrado e o profano.

Novena

A Novena da Festa do Senhor do Bonfim teve início na última quinta-feira (04). O palco fica em frente à Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. As comemorações se estendem até o dia 14.

A festa de 2018 tem como tema: ‘Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim’ e o lema ‘Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)’, que serão desdobrados em subtemas para cada noite da novena.

A programação da novena se repete até o dia 10. No dia 11 (quinta-feira), acontece a tradicional Lavagem do adro da Basílica Santuário Senhor do Bonfim e neste dia será realizada a Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, que sairá às 9 horas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Os fiéis conduzirão o andor até a Colina Sagrada.

A novena será retomada no dia 12 (sexta-feira), sendo repetida no sábado. No dia 13, terá a tradicional apresentação dos Ternos de reis, às noite. Dia 14, domingo, será o dia maior da festa, com missa solene, às 10 horas, presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger.

Agenda

Lançamento do livro ‘Lavagem do Bonfim – formas de reportar’

Data: 09/01/2018 (terça-feira)

Horário: 17 horas

Local: Vila Criativa / Casa dos Romeiros, ao lado da Igreja do Bonfim, em Salvador

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]