Primeiro dia de matrícula mobiliza as escolas da rede estadual da Bahia

Matrícula em escola da rede estadual para ano letivo de 2018.

Matrícula em escola da rede estadual para ano letivo de 2018.

Começou nesta terça-feira (16/01/2018) as matrículas do ano letivo de 2018 das escolas da rede estadual. Neste primeiro dia são contemplados os estudantes que solicitam transferência de unidade, de acordo com os seguintes critérios: a escola não oferece a série subsequente; não renovou a sua matrícula; ou mudou de domicílio. Para acompanhar a abertura oficial, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, esteve presente no Colégio Estadual Raphael Serravalle, na Pituba. O atendimento segue em todas às unidades, até às 20 horas, ou pela internet, no endereço www.educacao.ba.gov.br/matricula.

Na oportunidade, Pinheiro ressaltou as novidades para o ano letivo de 2018 para o ensino regular e suas modalidades. “Estamos também trabalhando a matrícula da Educação Inclusiva, assim como outras modalidades. E, este ano, estamos introduzindo uma série de reformulações muito importantes para a educação. A entrada da Educação Profissional em várias de nossas escolas; oferta de cursos de curta duração; alteração na duração dos cursos técnicos de nível médio de quatro para três anos, reduzindo o tempo na escola; e aumentando a qualidade do ensino”, destacou.

O secretário ainda enfatizou a ampliação do trabalho desenvolvido em 2017. “Vamos continuar a desenvolver novas práticas nas unidades, como artes, música e ciência, além da ampliação dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, (CJCC) em todo o Estado, e a implantação de mais Escolas Culturais, do projeto e-Nova Educação em parceria com o Google, promovendo aquilo que acreditamos ser uma educação integral, em que o estudante continua na escola com prazer e não por imposição”, ressaltou.

Empolgada para matricular seu filho no Colégio Estadual Raphael Serravalle, a técnica em enfermagem, Ivonete dos Santos, disse ter conferido todos os documentos para garantir a vaga na unidade. “Por indicação de amigas decidi transferir meu filho para a escola para cursar o 2º ano. Por isso, fiquei atenta à data para a matrícula e revisei toda a documentação para não ter problema”, relatou.

Também atento à matricula, João Pedro Costa, 16 anos, decidiu realizar a transferência devido à mudança de endereço. “Procurei essa mudança porque vim morar na Pituba e posso morar próximo da escola. Apesar de gostar muito do Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Itapuã, que frequentei em 2017, tenho certeza de que vou me adaptar e gostar muito da escola”, disse.

A matrícula continua, nestas quarta e quinta-feira (17 e 18), para os concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental regularmente matriculados nas redes públicas municipais, no ano letivo de 2017, cujas escolas não oferecem a série subsequente. “Estamos preparados para atender os pais, responsáveis e estudantes da forma mais tranquila possível. Temos uma sala de espera com ar condicionado, cafezinho e água para o melhor conforto de todos. Sempre peço paciência, porque o Serravalle é uma escola bastante procurada. Mas o importante é que todos terão a sua vaga garantida na rede estadual de ensino”, declarou Ramilton de Oliveira, diretor do Serravalle.

Cronograma da Matrícula 2018

. 17 e 18 – Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental para os estudantes regularmente matriculados nas redes públicas municipais, no ano letivo de 2017, cujas escolas não oferecem a série subsequente;

. 19 – Matrícula dos estudantes novos do Ensino Fundamental e suas modalidades (cursos de qualificação tecnológica; Jovens e Adultos – EJA; Inclusiva e Indígena);

. 22 e 23 – Matrícula dos estudantes do Ensino Médio e suas modalidades (Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos – EJA; Inclusiva e Indígena);

. 25, 26 e 29 – Confirmação de matrícula do público alvo da Educação Inclusiva que realizou a pré-matrícula em novembro de 2017.

Documentos

Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, dentre outros); e o código do SETPS (que consta no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.

Matrícula pela internet no endereço www.educacao.ba.gov.br/matricula

– Para estudantes da rede estadual;

– Para estudantes das redes municipais de Salvador e mais 29 cidades do interior credenciada.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]