Pesquisador Juarez Duarte Bomfim doa biblioteca de Ciência Política ao jornalista Carlos Augusto

Cientista social Carlos Augusto e Dr. Juarez Duarte Bonfim durante encontro em que foi formalizada entrega da biblioteca de Ciência Política.

Cientista social Carlos Augusto e Dr. Juarez Duarte Bonfim durante encontro em que foi formalizada entrega da biblioteca de Ciência Política.

O professor Dr. Juarez Duarte Bonfim doou a biblioteca de Ciência Política, composta por 150 livros, ao jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia. Além de Carlos Augusto, foram doados 50 livros à Clodoaldo Almeida da Paixão, doutorando e professor de História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A formalização da entrega dos livros ocorreu em Salvador, durante encontro realizado, na sexta-feira (19/01/2018), entre o doutor Juarez Duarte Bonfim e o mestre em Ciências Sociais Carlos Augusto.

Ao receber a doação, Carlos Augusto destacou a responsabilidade de disseminar o conhecimento, a partir de uma visão holística de universo, tendo em perspectiva a progressão da humanidade, com a defesa de princípios que determinam a defesa da igualdade social, meio ambiente, a paz e harmonia entre os povos.

“A soma dos indivíduos resulta na ideia de sociedade. A forma material com a qual conduzem as próprias vidas identificam não apenas o tempo histórico dos indivíduos, mas, também, como as estruturas sociais atuam através de mecanismos de coerção, objetivando submeter os membros da sociedade à constante supressão de direitos. Romper os elos que impedem a possibilidade de alteridade da humanidade é sempre um desafio para os intelectuais. A missão do saber, transmitida pelo professor Dr. Juarez Bomfim, amplia a responsabilidade em defesa de uma alteridade humanística que conduz os seres humanos à novo nível civilizatório”, afirmou Carlos Augusto.

Perfil

Professor aposentado da UEFS, local onde ministrou aulas por quase três décadas, Juarez Duarte Bonfim defendeu tese de doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha. A partir da tese de doutorado, foi publicada pelo pesquisador a obra ‘Centro Histórico da Cidade do Salvador: sua integração sociourbana’.

Ao longo da jornada profissional, como educador, Juarez Duarte Bonfim ministrou aulas na Educação de Base da Comissão Pastoral da Terra – CPT Regional NE II (Bahia e Sergipe); Educação Sindical na FETAG Bahia; Ensino Fundamental e Médio em Escolas da Rede Privada de Salvador; Pós-Graduação no Serviço Público Estadual da Bahia; e atuou como professor adjunto de Ciência Política (UEFS) e professor de pós-graduação em Planejamento Territorial (UEFS).

Juarez Duarte Bomfim é soteropolitano, nascido em 23 de março de 1959, casado com Cecília Maringoni e pai de Bárbara Bomfim, aposentou-se como professor da UEFS em 5 de janeiro de 2018, em decorrência de doença qualificada, que o impede de lecionar.

Com a aposentadoria e a saúde física permitindo, Juarez Bomfim pretende se dedicar aos temas de vocação pessoal, dando continuidade aos estudos no campo da religiosidade e espiritualidade. Além de dar continuidade a publicações de artigos no Jornal Grande Bahia. Na condição de articulista, o pesquisador é colaborador do veículo de comunicação desde a fundação, em 2007.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]