+ Manchetes >

Pelourinho Dia e Noite promove concertos gratuitos ao ar livre em Salvador

Concerto de Verão realizado no Centro Histórico de Salvador.

Concerto de Verão realizado no Centro Histórico de Salvador.

Ao cair do sol de sábado (20/01/2018), a partir das 17 horas, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, em Salvador, com palco e plateia com cadeiras gratuitas, acontece o segundo Concerto de Verão ao Ar Livre do Popelô, o Pólo de Orquestra do Pelourinho Dia e Noite, desta vez com a Orquestra de Câmara de Salvador. Neste Concerto – que é a primeira apresentação da OCSal em 2018 – começam as celebrações dos 10 anos da orquestra, com uma maravilhosa novidade: a estreia do Quinteto de Metais da OCSal, formado pelos músicos Davi Eugênio (trompa), Gilmar Chaves (trombone), Ricardo Sena (tuba), Rógerys Machado (2° trompete) e Rudney Machado (1° trompete).

Seguindo a mesma linha estética da OCSal, o Quinteto de Metais também interpretará clássicos da música erudita e popular, como ‘A Primavera’ (Vivaldi) e ‘Aquarela do Brasil’ (Ary Barroso). Para abrilhantar o Concerto de Verão com a Orquestra de Câmara de Salvador, a cantora e compositora Manuella Rodrigues fará uma participação mais que especial, cantando músicas de Caymmi e Gerônimo.

Fundada pelo Maestro e Prof. Dr. Angelo Rafael Fonseca, desde a sua origem (2008), a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) tem trabalhado com afinco no desenvolvimento da música de câmara, interpretando obras eruditas e populares do repertório nacional e internacional, mantendo seu compromisso com a busca do apuro técnico, aprimoramento artístico e fomento da diversidade musical.

Próximos concertos

Os próximos dois concertos serão dias 27 de janeiro (Sanbone Pagode Orquestra, com o maestro Hugo Sanbone) e 4 de fevereiro com as orquestras do Popelô tocando ‘música de verão’ e recebendo convidados especiais. “O Pelourinho Dia e Noite, ao promover os Concertos de Verão ao Ar Livre, além de propiciar ao público um espetáculo de qualidade, contribui para o fomento da diversidade artística que é característica tão forte de nossa cultura”, diz Eliana Pedroso, diretora de Gestão do Centro Histórico e idealizadora do Pelourinho Dia e Noite. No último sábado, 13, a Orquestra são Salvador, com Fred Dantas, recebeu Juliana Ribeiro. A apresentação foi um sucesso, com plateia lotada.

Popelô

Ensaios às segundas, quartas e sábados em igrejas do Centro Histórico e os Concertos de Verão ao Ar Livre, aos sábados, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, marcam esta temporada do Popelô. Sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, o Popelô promove ensaios abertos às segundas, às 17 horas, na Igreja do Boqueirão, com a Sanbone Pagode Orquestra do maestro Hugo Sanbone, às quartas, às 17 horas, na Igreja da Misericórdia, com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas, e aos sábados, às 10 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com a Orquestra de Câmara de Salvador, sob a regência do maestro Ângelo Rafael. Todos abertos ao público e gratuitos. Aos sábados (13, 20 e 27/01 e 04/02), às 17 horas, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, acontecem os Concertos de Verão ao Ar Livre.

Pelourinho Dia e Noite

O Pelourinho Dia e Noite teve início em outubro de 2017 com um calendário intenso de atividades, que de domingo a domingo movimentam o Centro Histórico de Salvador. São ações calendarizadas que promovem ações culturais, em múltiplas linguagens: música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e história da Bahia, e integram o Programa Salvador 360, no eixo Centro Histórico. Foram concebidas e são coordenadas pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Toda a programação está disponível no site: www.pelourinhodiaenoite.com.br.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]