Pelourinho Dia e Noite anuncia programação cultural de verão para 2018

Espetáculo apresentado no Circuito Jorge Amado, no Centro Histórico de Salvador.

Espetáculo apresentado no Circuito Jorge Amado, no Centro Histórico de Salvador.

Começou a temporada de Verão do Pelourinho Dia e Noite. Concertos de Verão ao Ar Livre com as orquestras do Popelô que recebem convidados, novos grupos de samba no Viradão do Samba, sessões semanais do Cinema na Praça, Circuito Jorge Amado com cenas baseadas na obra do amado Jorge pelas ruas do Pelô, um novo grupo integrando a República do Pelô, levam mais vida e arte para o Centro Histórico de Salvador.

Programação

Popelô – Ensaios e missa orquestrada e a grande novidade da temporada: os Concertos de Verão ao Ar Livre, aos sábados – 13, 20 e 27 de janeiro e quatro de fevereiro de 2018, às 17 horas, no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Com palco e plateia de cadeiras montados e entrada gratuita, no dia 13 o maestro Fred Dantas abre a temporada com sua Orquestra São Salvador e recebe Juliana Ribeiro. Já no dia 20 a Orquestra de Câmara de Salvador, sob a regência do maestro Ângelo Rafael, recebe a cantora Manoela Rodrigues.

Os concertos são mais uma ação do Popelô – Polo de Orquestras do Pelô, sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, que dá apoio ao amadurecimento da pesquisa musical singular feita na capital baiana pelas orquestras, e que pretende sedimentar o gênero próprio de música que é produzido por elas na cidade, através de ensaios abertos e concertos. Os ensaios abertos do Popelô acontecem às segundas, às 17 horas, na Igreja do Boqueirão, com a Sanbone Pagode Orquestra do maestro Hugo Sanbone, às quartas, às 17 horas, na Igreja da Misericórdia, com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas e aos sábados, às 10 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com a Orquestra de Câmara de Salvador, sob a regência do maestro Ângelo Rafael. Abertos ao público.

Circuito Jorge Amado – Nas sextas-feiras, dias 12, 19 e 26 de janeiro e dois de fevereiro, pontualmente às 19 horas, sai do Largo do Pelourinho o cortejo fúnebre mais animado que a cidade da Bahia já viu. Daí, segue subindo e descendo ladeiras o espetáculo musical e teatral de rua, totalmente gratuito, ‘Circuito Jorge Amado’, que apresenta seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado, criadas a partir dos livros ‘A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água’, ‘Gabriela Cravo e Canela’, ‘Dona Flor e seus Dois Maridos’, ‘Tenda dos Milagres’ e ‘O Compadre de Ogum’.

Com roteiro e direção de Edvard Passos, músicas originais compostas por Gerônimo Santana, direção musical de Luciano Bahia, o Circuito Jorge Amado tem grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições. “A encenação é inspirada na sabedoria festiva da cidade de Salvador. É um aprendizado com a nossa cidade. É um aprendizado com as variadas formas de celebrar na rua da nossa cidade. É um musical totalmente construído a partir das nossas festas de rua. É um musical de rua (se é que isso existe!) do Pelourinho. Um teatro-carnaval”, afirma o diretor Edvard Passos.

Viradão do Samba – Revitalizando uma das mais significativas ações que já foram promovidas no Pelourinho, o Viradão do Samba traz, na Terça da Benção, os grupos profissionais de samba Jota Zô (Terreiro de Jesus), Catadinho do Samba (Praça da Sé) e Movimento (Largo do Pelourinho), sempre a partir das 19 horas. E quando a coisa esquenta, os grupos se reúnem no Terreiro de Jesus e terminam a noite tocando juntos num grande ‘rodão de samba’. No Verão do Pelourinho Dia e Noite três novos grupos fazem o show para que haja um revezamento de talentos e mais sambistas baianos possam mostrar como são bambas do samba. As apresentações acontecem nos dias nove, 16, 23 e 30 de janeiro e seis de fevereiro.

República dos Tambores – O República dos Tambores é um circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão que sempre trouxeram tanta vida e arte ao Pelourinho – Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores, Meninos da Rocinha e agora Suingue do Pelô. Os shows acontecem de quarta a sábado a partir das 17:30 horas e domingos ao meio dia. O República dos Tambores, mais do que uma ação cultural, é uma ação que estrutura, organiza e ampara o trabalho realizado por quem durante todos estes anos investiu na educação musical de crianças e jovens do Pelourinho como forma de educar para a vida.

Cinema na Praça – Nos dias 18 e 25 de janeiro e 10 de fevereiro o Largo de Santo Antônio do Carmo recebe o Cinema na Praça, que promove sessões de cinema gratuitas, montando uma plateia com cadeiras, sempre a partir das 19 horas. Os filmes escolhidos buscam levar para a população as histórias de nossos mestres populares e a riqueza da nossa cultura. Já foram exibidos os filmes ‘Batatinha – Poeta do Samba, de Marcelo Rabelo’, ‘Samba Riachão’, do cineasta baiano Jorge Alfredo, ‘Cantador de Chula’, dirigido pelo fotógrafo e documentarista Marcelo Rabelo, ‘Dr. Mestre João Pequeno de Pastinha: a trajetória do negro no Brasil através da Capoeira Angol’”, do professor Guimes Rodrigues Filho e o filme infantil ‘Eu e Meu Guarda-Chuva’, uma das poucas produções brasileiras voltadas ao público infantil, dirigido por Toni Vanzolini.

Sobre o Pelourinho Dia e Noite

O Pelourinho Dia e Noite teve início em outubro de 2017 com um calendário intenso de atividades, que de domingo a domingo movimentam o Centro Histórico de Salvador. São ações calendarizadas que promovem ações culturais, em múltiplas linguagens: música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e história da Bahia, e integram o Programa Salvador 360, no eixo Centro Histórico. As ações foram concebidas e são coordenadas pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Toda a programação está disponível no site www.pelourinhodiaenoite.com.br.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]