MPT anuncia acordo para acabar greve no telemarketing do INSS

Ministério Público do Trabalho anuncia acordo para acabar greve dos trabalhadores de telemarketing que atendem pelo INSS em Salvador.

Ministério Público do Trabalho anuncia acordo para acabar greve dos trabalhadores de telemarketing que atendem pelo INSS em Salvador.

A greve dos trabalhadores de telemarketing que atendem pelo INSS em Salvador, que já dura 21 dias, pode acabar amanhã (23/01/2018), às 9 horas, quando o Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza audiência com o sindicato e representantes patronais para assinatura de acordo. A proposta foi apresentada na manhã desta segunda-feira (22) pelos procuradores que atuam no caso e prevê a volta ao trabalho e a discussão de uma solução para o impasse da redução da jornada de trabalho e dos salários no acordo coletivo de trabalho. Tanto o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (Sinttel) quanto a Tel Centro de Contatos Ltda. ficaram de avaliar a proposta e apresentar sua posição na audiência dessa terça-feira, na sede do órgão, no Corredor da Vitória.

“Da forma como está, a greve não beneficia nem a empresa nem os trabalhadores, além de que não está havendo avanços no ponto principal que levou ao movimento. Por isso, apresentamos hoje de manhã uma proposta de acordo que mescla abono, compensação e desconto dos dias parados com o compromisso de negociar uma solução para o impasse da redução da jornada dentro do acordo coletivo de trabalho”, afirmou o procurador-chefe do MPT, Luís Carneiro, que atua na mediação junto com o procurador Marcelo Brandão. A ideia é que os grevistas tenham apenas parte dos 21 dias parados descontada, enquanto o restante dos dias será compensado e abonado.

Em dezembro, a empresa anunciou a decisão de reduzir a jornada de trabalho de 180 horas para 150 horas mensais, diminuindo também os salários, de R$ 957 para R$ 780. Os trabalhadores não aceitaram e decretaram greve por tempo indeterminado no dia 2 de janeiro. Desde então, os serviços de agendamento, informações e orientações para o INSS feitos através do número 135 para todo o Brasil praticamente parou. A Tel Centro de Contratos é também conhecida como Tel Telemática e assumiu recentemente a operação do INSS, mas alega que o contrato não é viável com o atual número de horas trabalhadas.

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