Mesa-redonda debate importância de Nelson Maleiro no carnaval da Bahia

Nelson Maleiro.

Nelson Maleiro.

“A importância de Nelson Maleiro para a música e o carnaval de Salvador” foi discutido, durante mesa-redonda, na tarde desta terça-feira (23/01/2018), no Espaço Cultural da Barroquinha. Com apoio da Prefeitura de Salvador, o evento é promovido pela Associação dos Amigos de Nelson Maleiro (AANM) e, segundo afirmou a professora e pesquisadora Ivete Lima, presidente da entidade, ele irá se estender das 15 às 18 horas e terá a presença dos professores Mílton Moura (História/Ufba) e Leonardo Mendes, autor do livro ‘Nelson Maleiro, o gigante das mil e uma criações’.

“Além de professor, advogado e radialista, Leonardo é um grande estudioso da obra de Maleiro”, explicou Ivete, acrescentando que também participarão da mesa-redonda o jornalista e escritor Nelson Cadena e o memorialista e pesquisador da cultura popular Ivan Lima.

Nelson Cruz, o ‘Maleiro’, nascido em Saubara, então distrito de Santo Amaro da Purificação, em 20 de janeiro de 1909 e falecido com 73 anos, em junho de 1982, era músico e compositor, destacando-se ainda como artesão, por fabricar malas. Fez sucesso no carnaval de rua de Salvador, ao inovar com alegorias gigantescas e instrumentos percussivos nos blocos ‘Mercadores de Bagdá’ e ‘Cavalheiros de Bagdá’.

Embora lute por um reconhecimento maior da obra de Maleiro pelos poderes públicos, a AANM, com já 21 anos de existência, festeja duas conquistas obtidas junto à Prefeitura de Salvador: em 2006, a instituição do ‘Dia do Carnavalesco Municipal Nelson Maleiro’, para a data do seu aniversário, 20 de janeiro, e, em 2011, a denominação de ‘Nelson Maleiro’ para a passarela oficial do carnaval no Campo Grande, dentro do ‘Circuito Osmar Macedo’. “Convenhamos isto é ainda muito pouco para o que representou Maleiro para a Bahia em termos musicais e, sobretudo, para o carnaval”, desabafou Ivete Lima.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]