Grupo Botequim e Raimundo Sodré encerram Caravana da Música com shows e oficinas em Cachoeira e Santo Amaro

Raimundo Sodré é uma das atrações da Caravana da Música.

Raimundo Sodré é uma das atrações da Caravana da Música.

Após três meses de shows gratuitos e oficinas, passando por Euclides da Cunha, Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Vitória da Conquista, Lençóis, Itacaré e Ilhéus, chega ao final o projeto Caravana da Música, que fará duas apresentações no Recôncavo Baiano. Neste sábado (20/01/2018), o Grupo Botequim fará única apresentação na Praça Ubaldino de Assis (Jardim Grande), em Cachoeira, às 20 horas e promove a oficina Samba – Da Teoria à Prática, das 10 às 12 horas, na Sede da Secretaria de Educação do Município de Cachoeira. Já no dia 21 de janeiro, domingo, será a vez de Santo Amaro, com o músico Raimundo Sodré, que ministrará workshop, na Escola Professora Stella Maria Mutti, e às 20 horas, sua música vai ocupar a Praça da Purificação.

O projeto Caravana da Música é uma iniciativa Maré Produções Culturais, com patrocínio da Vivo e Governo da Bahia, por meio do FazCultura, programa de incentivo fiscal da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura. São apoiadores institucionais do projeto a Prefeitura Municipal de Cachoeira, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a Prefeitura de Santo Amaro, através da Secretaria de Cultura e Turismo do município.

Além das apresentações artísticas, acontecerão oficinas gratuitas voltadas para músicos, educadores, artistas estudantes e pessoas interessadas. Para participar, as pessoas interessadas deverão enviar email, com dados (nome completo, RG, idade) para [email protected]

O Caravana da Música é um dos principais projetos, realizados hoje na Bahia, destinados a interiorização da música contemporânea autoral produzida por artistas baianos e já alcançou aproximadamente 9 mil pessoas, ao longo das sete cidades que já percorreu. Nesta segunda edição, a iniciativa pôde amadurecer garantindo também atividades formativas, além da ocupação e dinamização cultural do espaço público.

Grupo Botequim em Cachoeira

Há mais de dez anos em atividade, o Grupo Botequim desenvolve uma pesquisa musical voltada para o samba tradicional do Brasil – o que poderá ser conferido tanto na oficina Samba – Da Teoria à Prática, quanto com o show. Carregando a bandeira da reverência ao samba tradicional, o grupo tem se destacado na cena musical de Salvador, atraindo sempre um grande público cativo em diversos formatos de apresentações, seja rodas de samba pela cidade, shows em homenagem a grandes sambistas, participações e produções independentes de projetos culturais e eventos.

O Grupo Botequim já realizou turnês no exterior, apresentando-se em Portugal, Alemanha e França, e em cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo. O repertório do grupo é composto por sambas de compositores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Candeia, Geraldo Filme, Dona Ivone Lara, além dos baianos Batatinha, Roque Ferreira, Edil Pacheco, Riachão, Nelson Rufino, Walmir Lima, dentre outros. Além do trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do Brasil, o Grupo Botequim também apresenta repertório com composições autorais, pois todos os seus integrantes são compositores, alguns inclusive já com CDs lançados no mercado.

Raimundo Sodré em Santo Amaro

Autêntico mestre do samba-chula da Bahia, Raimundo Sodré apresentará além do seu trabalho já reconhecido do público, algumas faixas do seu novo disco ‘Os Girassóis de Van Gogh’, que levou o artista a indicação ao Prêmio da Música Brasileira de 2017, concorrendo na categoria Melhor Cantor Regional.

Há mais de 40 anos divulgando a cultura baiana em todo mundo com seu vasto repertório de chulas, sambas, baiões, aboios e outros ritmos que marcaram sua carreira, Raimundo Sodré ficou marcado pelo sucesso A Massa, lançado no início dos anos 1980. Desta forma, o show vai levar o público em uma viagem musical por novas composições e seus grandes sucessos.

Aos 70 anos de idade, após longa passagem pela França e com muita história para contar, Sodré se mantém jovem no exercício da arte. Fusão de caboclo com negro, de Recôncavo e Sertão, como definiu o santo-amarense Roberto Mendes, o compositor Raimundo Sodré é uma expressão ímpar da Bahia

Interiorização

Segundo o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, a iniciativa valoriza a produção baiana e divulga a nova geração de músicos. “O FazCultura tem como propósito patrocinar a cultura, viabilizar os novos e também os atores já consagrados no meio cultural local. Os patrocinadores têm a oportunidade de investir em atividades dos mais diversos formatos e tamanhos. É uma grande oportunidade para as empresas ter seus nomes alinhados com produtos e eventos de qualidade”.

Para a Vivo, principal patrocinadora e forte incentivadora da cultura baiana, o projeto Caravana da Música tem relevância ao promover a diversidade musical e a valorização dos talentos locais. “Ficamos muito felizes em participar deste projeto, que promove a diversidade e a democratização da cultura na Bahia”, revela o diretor Regional Nordeste da Vivo, Renato Pontual.

Agenda

Caravana da Música ano II – Edição Cachoeira

Dia: 20 de janeiro

Local: Praça Ubaldino de Assis (Jardim Grande), Cachoeira

Horário: 20 horas

Atração: Grupo Botequim

Oficina Da Teoria à Prática

Horário: 10 às 12 horas

Local: Secretaria de Educação de Cachoeira

Caravana da Música ano II – Edição E Santo Amaro da Purificação

Dia: 21 de janeiro

Local: Praça da Purificação, Santo Amaro

Horário: 20 horas

Atração: Raymundo Sodré

Workshop com Raimundo Sodré

Horário: 10 às 12 horas

Local: Professora Stella Maria Mutti

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]