Feirense que venceu o Hackathon Salvador organiza evento local

O feirense Jonata Weber será um dos organizadores do Hackathon em Feira de Santana.

O feirense Jonata Weber será um dos organizadores do Hackathon em Feira de Santana.

O feirense Jonata Weber, um dos integrantes da Ragatanga, equipe vencedora do Hackathon na Campus Party realizada em Salvador em 2017 na categoria Mobilidade Urbana, será um dos organizadores do evento em Feira de Santana, uma realização da Prefeitura Municipal através da Fundação Egberto Costa.

O Hackathon local acontece nesta sexta (26/01/2018) e sábado (27/01), nas dependências do Sesi, localizado no Alto do Cruzeiro, tendo como foco soluções em tecnologia para a área de Segurança Pública. É uma maratona de 48 horas entre programadores e produtores de softwares que, em grupo, buscam as melhores soluções para determinadas problemáticas.

Às vésperas do esperado encontro de tecnologia, Weber participou, esta semana, de uma reunião no gabinete do prefeito em exercício, Colbert Martins Filho, em que participaram também o secretário de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Borges Júnior, e o representante da Fundação Egberto Costa, Basílio Fernandes. O objetivo foi discutir os detalhes logísticos do encontro.

De acordo com a organização, o Hackathon Feira de Santana terá 63 participantes inscritos. O contingente é dividido em 14 equipes, sendo 10 com cinco membros; 2 com 4; uma com três integrantes e um outro com apenas dois.

Aplicativo sobre itinerário dos ônibus, a ideia premiada na capital

A solução apresentada pelo grupo do qual fez parte o feirense Jonata Weber, no Hackathon Salvador, para vencer a competição, foi um aplicativo que permite ao passageiro, saber o itinerário dos ônibus de uma maneira diferente. “Ao invés de ter um GPS em cada veículo, nós criamos um aplicativo que permite ao próprio passageiro compartilhar a sua localização”, diz ele.

Do outro lado, acrescenta, alguém que estivesse esperando um ônibus saberia quanto tempo o ônibus demoraria para chegar até o ponto. Mas, segundo ele, o que o garantiu o prêmio foi um outro diferencial. “Nós também desenvolvemos uma plataforma. Um painel que permite ao governo saber, por exemplo, qual o fluxo de deslocamento de pessoas dentro da cidade”.

Ele explica a praticidade, com um exemplo: “Quantas pessoas passam pela Getúlio Vargas em um determinado intervalo de tempo? É possível saber através desse compartilhamento de localização. Isso é interessante pra eles por que pode ajudar no planejamento e tomadas de decisões de logística urbana”.

Jonata ganhou ingressos para a Campus Party 2018 como prêmio por ter vencido a Hackathon em 2017 e segue para São Paulo na semana que vem, juntamente com sua equipe.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]