Feira de Santana: Unidade de Produção é inaugurada no Povoado do Caroá

Inauguração da Unidade de Produção da Agricultura Familiar do Povoado do Caroá, no município de Feira de Santana.

Inauguração da Unidade de Produção da Agricultura Familiar do Povoado do Caroá, no município de Feira de Santana.

“Um sonho que se torna realidade e que vai garantir a geração de renda para muitas famílias que vivem do campo”. As palavras de dona Raimunda Pereira são de emoção ao acompanhar a inauguração da Unidade de Produção da Agricultura Familiar do Povoado do Caroá, localizado no Distrito de Ipuaçu, em Feira de Santana, na noite desta quinta-feira (11/01/2018). O ato foi conduzido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Equipado com máquinas e equipamentos industriais, a exemplo de fornos elétricos, fogão industrial, freezer e diversos itens considerados indispensáveis na fabricação dos produtos alimentícios, a unidade foi implantada através do projeto Feira Produtiva, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

No local serão produzidos compotas, sequilhos, bolos, doces, polpas de frutas, geleias, beijus, entre outros produtos, que poderão atender o mercado e serem comercializados, inclusive, na sede do Feira Produtiva, que está localizada na Praça do Tropeiro.

Após se capacitar através de curso, Rita Aparecida vive expectativa de iniciar produção

A lavradora Rita Aparecida é uma das beneficiadas pelo projeto. Ela recebeu treinamento através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e está apta a produzir. “Aprendi a fazer doces, cocadas, biscoitos e compotas. Graças a Deus ganhamos esse espaço onde vamos poder trabalhar e obter uma renda”, reconheceu. Além dela, mais quinze mulheres da localidade foram capacitadas.

O morador Francisco Rodrigues, conhecido como Dinho do Caroá, falou da importância que esse equipamento representa para o Distrito de Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu). “É um equipamento que vai possibilitar as famílias do Caroá e região a ter mais uma atividade econômica”, considerou.

A Unidade de Produção da Agricultura Familiar será administrada pela Cooperativa de Pescadores e Agricultores Familiares do Vale de Pedra do Cavalo (COOPERLAGO), cujo termo de cessão de uso foi assinado na noite de ontem.

Além desta, outras dez unidades foram implantadas no município, atendendo a zona rural e a sede. Já são aproximadamente quatro mil pessoas beneficiadas diretamente. Há previsão que outras unidades sejam inauguradas até o final do ano.

Compromisso cumprido junto aos moradores, destacou José Ronaldo

O prefeito afirmou que esse foi mais um compromisso assumido com os moradores do Caroá e região e, assim como já vem ocorrendo em outras localidades, vai garantir a geração de trabalho e renda.

Além de gêneros alimentícios como biscoitos, doces, bolos e licores caseiros, o Feira Produtiva abrange também a produção de objetos artesanais e obras de arte. Os beneficiados com o projeto recebem capacitação e acompanhamento técnico prestados pelo município.

Além de moradores, o ato de inauguração foi acompanhando por secretários municipais, diretores e pelos vereadores João dos Santos (João Bililiu), Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), Cadmiel Pereira e Ronaldo Almeida Caribé (Ron do Lanche).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]