Feira de Santana: procissão do Senhor do Bonfim é realizada na comunidade de Terra Dura

Procissão do Senhor do Bonfim realizada na comunidade de Terra Dura, no município de Feira de Santana.

Procissão do Senhor do Bonfim realizada na comunidade de Terra Dura, no município de Feira de Santana.

Uma das representações religiosas mais louvadas na Bahia, Senhor do Bonfim faz parte da vida da comunidade rural da Terra Dura há quase oito décadas. A igreja, que leva o nome do santo, foi construída na localidade há exatos 78 anos. Desde então é realizada no povoado do Distrito de Humildes uma procissão para marcar o dia de Senhor do Bonfim. Neste domingo (15/01/2018), o evento religioso contou com a participação de centenas de fiéis. O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, acompanhou a missa celebrada pelo padre Cristiano Fechine.

Atualmente, a procissão de Senhor do Bonfim é um dos eventos importantes do calendário católico no município. Mas durante muito tempo, para que ela fosse realizada, foi preciso esforço, fé e dedicação especiais de uma pessoa em particular: Emiliana Pires de Oliveira, a fundadora da Igreja.

Pedido feito semanas antes de partir, revela Nilza

Emiliana faleceu em setembro de 2000. Algumas semanas antes, já adoecida, ela chamou sua nora, Nilza de Oliveira, e lhe fez um pedido. Que cuidasse da Igreja dali em diante. “Ô minha filha, leve as coisas da Igreja lá pra sua casa, que eu já tô fraquinha e não consigo fazer mais nada”, relata dona Nilza, sobre o pedido de sua sogra.

A razão pela qual ela foi a escolhida, Dona Nilza não sabe. Mas ela deixa bem claro que pretende honrar sua promessa. “Ela me pediu tanto. Como é que eu posso desistir? Então, enquanto eu puder, eu tô aqui na luta”.

“Senhor do Bonfim representa tudo na minha vida”, afirma devoto

Evaldo Pires, conhecido como seu “Vavá” em toda a comunidade, é o esposo de dona Nilza e filho de dona Emiliana, mais um devoto de Senhor do Bonfim, mas este, no centro dos principais capítulos dessa história.

“Sou nascido e criado aqui. Senhor do Bonfim representa tudo na minha vida! Tenho essa ligação muito por conta dessa Igreja ter sido fundada pela minha mãe e agora estar sendo cuidada pela minha esposa. Ele, aqui nessa área, é tudo não só para mim, mas para todos”, afirma seu Vavá.

Prefeito destaca manifestação de fé dos devotos de Senhor do Bonfim

Para o prefeito José Ronaldo, a procissão de Senhor do Bonfim, na comunidade da Terra Dura, é uma das mais belas manifestações religiosas dentre as muitas que ocorrem no município durante todo o ano. “A comunidade sempre comparece em bom número e percebemos que é uma devoção muito bonita por parte dos moradores”. O gestor municipal esteve acompanhado pelo chefe de Gabinete, Mário Borges. Também marcou presença no evento o vereador José Marques de Messias (Zé Curuca).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]