Estudar italiano: mergulho cultural e alavanca profissional | Por Luiza Meneghim

Veneza, Itália.

Veneza, Itália.

A língua italiana é uma das mais belas e românticas do mundo. Vale a pena ser estudada: o país carrega, consigo, uma imensa riqueza histórica, cultural e artística. Além disso, aprender seu idioma pode ser um grande diferencial para quem quiser se destacar profissionalmente em empresas brasileiras e estrangeiras que mantêm relação com o país.

Uma das vantagens do italiano é que, assim como o português, é um idioma de origem latina, e isso facilita o aprendizado. Gramática, formação de palavras, vocabulário, pronúncia, tudo é muito parecido entre os dois idiomas. O aluno que se dedica a aprender italiano rapidamente e busca estar sempre em contato com a língua consegue chegar ao nível avançado em uma média de três anos de estudos. Além disso, estudar italiano é aprender história e arte: a Itália concentra, em seu pequeno território, 75% de todo o patrimônio artístico mundial.

Entender a história deste país é ter a chance de interpretar a nossa própria história, já que a Itália é um dos grandes berços da cultura ocidental. Além disso, sua é economia forte e diversificada. As indústrias têxtil e de cosméticos, por exemplo, são responsáveis por um grande volume anual de exportações. A culinária e o turismo, destaques mundiais, também aquecem o PIB italiano. Se houver interesse em trabalhar em uma dessas áreas, aumentar o networking e crescer profissionalmente, aprender italiano é uma oportunidade de ouro. Por ser uma língua muito pouco falada fora da Itália, torna-se um grande diferencial para o profissional que deseja se destacar no mercado. Importadoras no Brasil e exportadoras italianas estão sempre buscando candidatos que falem português e italiano para compor seus quadros de funcionários.

Aos que pretendem viajar ao país, a experiência será única se for possível entender melhor os costumes e conversar diretamente com os italianos – que, por sinal, são pessoas muito abertas e simpáticas. O estudante terá vantagens de crescimento cultural e profissional ao se aventurar no aprendizado do italiano: falar uma outra língua é abrir horizontes para poder conhecer melhor a si e a novas culturas.

*Luiza Meneghim é diretora-geral da My Target Idiomas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]