Equipe do Governo da Bahia conhece experiências de organizações produtivas do Rio Grande do Sul

Deputado Marcelino Galo acompanha visitas técnicas.

Deputado Marcelino Galo acompanha visita técnica.

Com o objetivo de conhecer a experiência das organizações produtivas locais do Rio Grande do Sul, o projeto Bahia Produtiva, executado pela a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), promoveu, durante esta semana, um intercâmbio para agricultores familiares baianos.

No período de 15 a 18 de janeiro de 2018, a equipe, composta por agricultores vinculados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) da Bahia e do Rio Grande do Sul, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, e o coordenador de projetos especiais da CAR, Gilmar Bonfim, conheceram o trabalho da Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis (Cooperbio), no município de Saberi.

A Cooperbio desenvolve no estado rio grandense um programa Camponês, baseado na agroecologia, no cooperativismo, no processamento e na agroindustrialização da produção, e faz investimentos em propriedades rurais, cooperativas e associações, semelhantes aos que são realizados pelo Bahia Produtiva. De acordo com o diretor-presidente da CAR, a diferença é o fundo estadual, onde o agricultor paga parte do investimento feito, ocorrendo uma corresponsabilidade maior com os investimentos.

A programação contou com visita a agroindústrias com certificação orgânica e a uma unidade de produção e embalagens de ovos, provenientes de galinhas quer foram criadas segundo os princípios da produção orgânica, certificada pela Ecocert.

Wilson Dias explicou que o intuito foi conhecer como o MPA do Rio Grande do Sul, por meio da Cooperbio, desenvolve atividades de apoio e fortalecimento da agricultura familiar. “A Cooperbio tem, por exemplo, uma unidade de produção de pó de rocha, que é um insumo natural, compostos que produzem inoculantes, biofertilizantes e outros defensivos que combatem pragas e doenças, sendo todos eles utilizados de forma natural. É possível fazer uma agricultura sustentável e estamos aqui para conhecer melhor como eles trabalham e como levaremos essa experiência para a Bahia”.

Para o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, a missão de intercâmbio foi uma oportunidade de conhecer novas experiências no campo da agroecologia. “Fomos recebido pela equipe da Cooperbio e conhecemos a estratégia do Projeto Camponês, que é uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul, realizamos visitas de campo em diversas unidades produtivas rurais. Tudo isso foi muito valioso para darmos andamento ao nosso projeto”.

Para o coordenador do MPA Bahia, Edvagno Rios, a perspectiva é que o Governo do Estado da Bahia possa executar algumas propostas do movimento, do MPA, partindo das experiências práticas que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul. “Conhecemos experiências de famílias camponesas que estão felizes em serem contemplados com o programa Camponês, que tem uma proposta de geração de emprego e renda e do alimento saudável para abastecer os centros urbanos. Nós temos essa intenção de massificar a produção agroecológica para fornecer aos grandes centros e também para os operários, trabalhadores de modo geral”.

Também fez parte da comitiva o deputado Marcelino Galo, autor do Projeto de Lei que Institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica na Bahia. “Temos, no Brasil, experiências exitosas, que comprovam ser possível fazer a transição agroecológica. De modo que o Programa Camponês é um modelo que queremos desenvolver na Bahia, porque ele oferece as condições necessárias para fazer isso na prática, apoiando o pequeno produtor e contribuindo com seu desenvolvimento. Isso possibilitará o aumento da oferta, no campo e nas cidades, de alimentos saudáveis a um preço justo e acessível para toda população, além de gerar renda e postos de trabalho”.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]