Eleições 2018 – Bahia: Colbert Martins Filho expressa desejo de ter Sérgio Carneiro concorrendo ao mandato de deputado federal pelo MDB

Prefeito-em-exercício de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB) expressou desejo de ter Sérgio Carneiro concorrendo ao mandato de deputado federal pelo MDB.

Prefeito-em-exercício de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB) expressou desejo de ter Sérgio Carneiro concorrendo ao mandato de deputado federal pelo MDB.

Prefeito em exercício de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB) expressou que o MDB de Feira de Santana está aberto a uma possível filiação de Sérgio Carneiro (PV), com objetivo de lançar candidatura à mandato federal no pleito de 2018.

A declaração do prefeito em exercício foi concedida neste sábado (20/01/2018) à imprensa de Feira de Santana, durante transmissão do cargo de prefeito, decorrente da viagem do alcaide José Ronaldo aos Estados Unidos da América (EUA). A data prevista para retorno é 5 de fevereiro de 2018

Pré-candidatura

Filho do ex-governador e ex-senador João Durval (PDT), ex-militante do Partido dos Trabalhadores e ocupante de cargos no executivo estadual e municipal, e mandatos no legislativo, além de filiado ao Partido Verde (PV), Sérgio Carneiro aderiu a liderança do prefeito José Ronaldo (DEM), ao ingressar como secretário municipal de Relações Interinstitucionais de Feira de Santana, no governo precedente, sendo renomeado, no governo atual, para o cargo secretário municipal de Meio Ambiente.

Questionado sobre a possibilidade de filiação ao MDB, Sérgio Carneiro não descartou, declarando que o momento é de diálogo, mas, reafirmou desejo de concorrer ao mandato federal pelo Partido Verde (PV).

No grupo de Ronaldo, o embate interno intenso entre José Francisco (Zé Chico, DEM), suplente de deputado federal e Sérgio Carneiro pode levar a não eleição de ambos. Entre os dois, Sérgio Carneiro é o que demonstra maior histórico político, além de melhor formação intelectual e capacidade de gestão pública. Nestes aspectos, José Francisco não passa de um neófito.

Disputa federal

No grupo ronaldista, dois nomes surgem com intensidade ao mandato federal, o suplente de deputado federal José Francisco (Zé Chico, DEM) e o próprio Sérgio Carneiro (PV). Além destes, dois vereadores ligados a liderança de Ronaldo manifestaram desejo de se candidatar, os vereadores Marcos Lima (PRP) e Edvaldo Lima (PP). O terceiro vereador, Isaías dos Santos (Isaías de Diogo, PSC) condicionou apoio a José Ronaldo, caso ocorrra reciprocidade.

Dificuldade

Observa-se que ao longo da vida política José Ronaldo teve dificuldade em formar um grupo de políticos que pudessem representar os interesses no âmbito federal e estadual. O pleito eleitoral de 2014 foi um caso emblemático da incapacidade de transferência de votos e prestígio político do alcaide para os liderados. Apenas Carlos Geilson (PSDB) conseguiu se eleger deputado estadual. Antes dele, Tarcízio Pimenta foi eleito prefeito de Feira de Santana como apoio de José Ronaldo, rompendo, um ano após a eleição, com a liderança de Ronaldo.

Convergência

Ao reunir Colbert Martins Filho (MDB) e Sérgio Carneiro (PV), José Ronaldo mantém as principais famílias políticas de Feira de Santana sob a própria liderança. Além destes, o vereador Roberto Tourinho (PV), herdeiro político de José Falcão da Silva (São Gonçalo dos Campos, 19 de agosto de 1930 — Feira de Santana, 5 de agosto de 1997, foi filiado ao MDB, PMDB, PDS, PFL, PPB, e exerceu mandato de prefeito de Feira de Santana em três oportunidades) apresenta parcial suporte político ao governo Ronaldo, por ter declarado apoio à pré-candidatura Sérgio Carneiro.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]