Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler é realizado na UFBA

Berenice Bento ministra palestra no Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler.

Berenice Bento ministra palestra no Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler.

O grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) encerra, nesta segunda-feira (22/01/2018), o Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler, com o tema Caminhos divergentes e a questão palestina. Desta vez a palestra foi proferida pela professora Berenice Bento, da Universidade de Brasília, que ao final também lançou dois livros de sua autoria: ‘[email protected], gênero, sexualidade e direitos humanos’ (EDUFBA), e a terceira edição de ‘A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual’, que sai pela Editora Devires. As atividades ocorreram no auditório do Pavilhão de Aulas 5 (PAF-5), campus de Ondina da UFBA, em Salvador.

Na palestra, Berenice Bento tratou sobre uma das obras mais recentes de Judith Butler, que foi traduzida em 2017 pela Boitempo, com o título ‘Caminhos divergentes – judaicidade e crítica do sionismo’. Além de pesquisar temas da diversidade sexual e de gênero, Berenice tem também escrito sobre a ocupação de Israel em territórios palestinos. “O tema que ela vai explorar ganha ainda mais atualidade com a decisão do presidente dos Estados Unidos transferir a embaixada americana em Jerusalém”, destaca o professor Leandro Colling, coordenador do CUS.

Já os livros que serão lançados tratam sobre questões de gênero e sexualidade. [email protected], editado pela EDUFBA, reúne comunicações realizadas em eventos, entrevistas, artigos de opinião, ensaios, apresentações de livros e resenhas dos últimos 10 anos.  A reinvenção do corpo, originalmente sua tese de doutorado e publicado pela primeira vez em livro em 2006, estava esgotado nas livrarias e agora ganha nova edição pela editora Devires, de Salvador. “Esse é um livro muito influenciado pelos estudos queer, em especial Butler, e que marcou os estudos de gênero no Brasil, em especial no tocante às questões da transexualidade. Trata-se de uma dura crítica ao modo patologizante de como determinados saberes pensam as identidades transexuais. Também será uma oportunidade de Berenice linkar essas obras da Butler sobre gênero com a questão da judaica e palestina”, avalia Leandro Colling.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]