Congresso dos EUA acerta fim do “apagão” no governo

Fachada do edifício do Capitólio dos Estados Unidos.

Fachada da sede do Capitólio dos Estados Unidos, Washington, D.C., Estados Unidos.

O Senado dos Estados Unidos votou nesta segunda-feira (22/01/2018) a favor de uma proposta de orçamento para encerrar a paralisação do governo federal, iniciada há três dias devido a um impasse envolvendo a política migratória do país.

A votação ocorreu após o líder da oposição democrata no Senado, Chuck Schumer, anunciar ter chegado a um acordo com a liderança republicana para suspender a disputa orçamentária e que a sua bancada votaria a favor de dotar temporariamente o governo federal de fundos até 8 de fevereiro. Até lá, o Congresso deverá chegar a um acordo orçamentário definitivo.

“Em algumas horas, o governo federal voltará a abrir. Mas a liderança republicana tem 17 dias para encontrar uma solução para os ‘dreamers'”, afirmou Schumer no Senado, antes da votação do acordo.

O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, prometeu começar logo o debate sobre a questão dos “dreamers” em troca da aprovação, pelos democratas, do projeto orçamentário.

O projeto foi aprovado com 81 votos a favor e 18 contrários, superando os 60 necessários para avançar no Senado. Após a votação, o texto voltou à Câmara dos Representantes, também controlada pelos republicanos, onde foi aprovado por 226 votos a 150. Com a aprovação do Congresso, a proposta segue agora para assinatura do presidente Donald Trump.

Na sexta-feira passada, os democratas impediram a aprovação de fundos para financiar a administração ao vincular seu apoio à regularização da situação de cerca de 800 mil “dreamers”, como são chamados os jovens que foram trazidos ainda crianças para os EUA, de forma ilegal.

O ex-presidente Barack Obama criou um programa que impede a deportação desses jovens, conhecido como Daca. Porém, este foi cancelado por Trump em setembro passado e acaba em 5 de março.

O impasse que levou à paralisação do governo é o primeiro do gênero desde 2013 e marcou o aniversário de primeiro ano da administração Trump.

*Com informações do Deutsche Welle.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]